O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, entre elas a ANJ, lançaram, nesta terça-feira (6), uma campanha informativa para auxiliar no enfrentamento das mentiras nas Eleições Municipais de 2024.
A campanha, marcada pelo lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, tem como slogan “A mentira destrói seu voto” e usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores.
Durante o evento, também foi lançado um canal por telefone para que os eleitores denunciem crimes eleitorais. O número do disque-denúncia será 1491 e colocará os cidadãos em contato direto com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, do TSE. Foram lançados ainda dois playbooks com informações sobre a Justiça Eleitoral e o pleito.
A presidente do TSE, a ministra do SFT Cármen Lúcia, destacou que não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. Ela lembrou que, em 2020, estávamos isolados e separados pelo vírus da covid-19. “Em 2022, nós estávamos isolados e separados por raivas que também constituem vírus psíquicos, vírus anímicos que nos separavam e nos isolavam. Este [2024] é um ano em que o Brasil pode chegar junto, independentemente do que se pense, do que se vote, de qual é a escolha. Agora é hora de nos reunirmos de novo. Somos um povo todo querendo democracia e liberdade para todos, especialmente no período eleitoral”, disse.
Representando todas as entidades ligadas ao jornalismo parceiras na campanha, a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, destacou a importância do desafio proposto pela ministra, que se transformou em “missão”. De acordo com ela, “para combater a mentira, é preciso coragem”. “Sabemos que criar uma mentira é muito barato e desmenti-la é muito caro”, afirmou, ao agradecer a contribuição das entidades no projeto.
Foto: Luiz Roberto – TSE
Abaixo, as instituições que participam da campanha:
Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Agência Lupa
Ajor – Associação de Jornalismo Digital
Alright
Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Aos Fatos
Coar Notícias
Instituto Palavra Aberta
Projeto Comprova
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
TSE – Tribunal Superior Eleitoral
O evento foi transmitido pelo Canal do TSE no YouTube. Clique abaixo para ver: