O jornal A Tribuna, de Santos (SP), estreou no último domingo (1) um novo formato de sua edição impressa, berliner, com base em uma série de pesquisas e consultas aos assinantes. A mudança, que ocorre no ano em que o diário completa 130 anos de atividade, vem acompanhada de uma série de novidades editoriais.

A Tribuna ganha novas páginas, editorias revitalizadas e um espaço ainda maior para aprofundar temas que impactam diretamente a vida dos leitores. Foram resgatados conteúdos históricos, como A Tribuninha, Tribu, Ciência & Tecnologia, ESG, Jornal Motor e Indústria, que agora voltam repaginados, ocupando espaços nobres em páginas duplas.

A seção Tribuna Livre passa a ter página própria, com três textos. Não haverá mais divisão por cadernos e, a cada dia da semana, uma seção especial promete agradar a todos os públicos. No primeiro dia de circulação da edição histórica com novo formato, 40 mil exemplares foram distribuídos gratuitamente aos leitores nas cinco cidades da Baixada Santista.

“Estamos acompanhando a evolução, junto com os grandes jornais do mundo, e vimos que um tamanho compacto, menor, agrada aos leitores. Fizemos um estudo e vimos o quanto ele fica mais fácil de manusear”, afirma o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini. Segundo ele, o Grupo Tribuna se fortalece junto à população. “Hoje, temos nossa parte digital, que é muito forte, assim como a TV, a rádio e o próprio jornal. Somos uma empresa de comunicação. E há vários meios de as pessoas se conectarem com as nossas notícias.”

Tempo de Reencontro

“A gente está resgatando as principais colunas do jornal, as principais editorias que fizeram sucesso nesses 130 anos”, explica o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. “O brasileiro é apaixonado por carro; então, quarta-feira vai ter o Jornal Motor. Muita gente tem histórias pessoais com A Tribuninha e, por isso, vai querer refazer essa história com netos e filhos”, exemplifica. “Quinta-feira é o dia de Indústria, sobre uma área muito importante aqui para a região, o Polo de Cubatão, que a gente não pode deixar no esquecimento. Já o Tribu falará sobre os shows, os eventos artísticos aqui na região. Acho que vai ser um sucesso”, acrescenta.

Rejuvenescimento

Diretora-vice-presidente do Grupo Tribuna, Renata Santini Cypriano acredita que as mudanças representam um “rejuvenescimento” do jornal. “Estamos seguindo a tendência, não só nos jornais brasileiros, como nos grandes jornais mundiais. Vai ficar mais moderno, mais fácil de manusear.” Flavia Clemente Santini, também diretora-vice-presidente do Grupo Tribuna, destaca a chegada de “um formato mais atraente, com leitura dinâmica, atualizada para os padrões de hoje”, e “oferecendo entretenimento junto à leitura”.

O diretor-executivo do Grupo Tribuna, Airton Vasconcelos, crê que o projeto procura manter a longevidade do jornal. “Agregamos um conteúdo mais robusto e voltado para os interesses do nosso leitor.”

Tendência

Diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes lembra que outros jornais, como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, fizeram essa mudança recentemente. “Os jornais estão firmes, fortes, e a gente não perde conteúdo”, salienta o diretor.

Readequação

Lopes define a mudança como readequação, por causa das seções retomadas, somadas a conteúdos já consagrados, como o domingo+, em circulação desde o início de 2022. Ele acrescenta que esse produto de qualidade é reforçado pelo tratamento gráfico dado pela equipe de diagramadores de A Tribuna.

“Temos um dos melhores times do País. Nos últimos quatro anos, a gente fez muitas mudanças gráficas, ganhou prêmios com capas, infográficos e artes”, destaca o diretor de Conteúdo.

Foto: Sílvio Luiz-AT