O Projeto Comprova, coalizão de 24 veículos de imprensa que, por meio da checagem de conteúdos, combate a desinformação durante a campanha eleitoral, lançou uma ferramenta de verificação de fotos e vídeos divulgados em mensagens e redes sociais. O “Guia de Verificação Visual”, voltado para os veículos que buscam diariamente confirmar informações recebidas pelos mais diversos canais de informação, consiste em um passo a passo ilustrado e didático com dicas para a avaliação de conteúdos de vídeo e imagem sobre as campanhas eleitorais.
O guia (disponível no Google Drive), informa o site Nova Escola, traz parâmetros importantes para a medição de confiabilidade de fotos e vídeos divulgados na internet. Os receptores dos conteúdos podem colocar vídeos e imagens em escalas entre muito confiáveis e nada confiáveis levando em conta critérios como o conhecimento da versão original dos conteúdos, dos autores, do local onde as imagens foram captadas, o momento em que foram registradas e a motivação real daquela captação. Cada etapa é apresentada em cores de semáforo que variam no tom, cores graduais. Isto ajuda as pessoas na percepção de que raramente é possível ter 100% de confiança em todos os aspectos de um vídeo de testemunha ocular.
O Comprova, lançado no início em agosto de 2018, é uma coalizão formada pelo First Draft, organização do Centro Shorenstein da Harvard Kennedy School, e coordenada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Participam do projeto as seguintes empresas de mídia: AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.
Leia mais em:
http://abraji.org.br/help-desk/como-checar-conteudo-em-foto-e-video