O GLOBO – 26/10/2018
O bilionário tcheco Daniel Kretinsky se tornou sócio do influente jornal francês Le Monde ao adquirir 49% das ações do banqueiro Mathieu Pigasse na holding Le Nouveau Monde, que possui parte do capital do jornal. A operação, feita por meio do grupo de Kretinsky, o Czech Media Invest, foi anunciada por um porta-voz de Pigasse ontem.
O banqueiro teve uma reunião de três horas com representantes de jornalistas e da direção do jornal. Na reunião, Pigasse disse que o investimento de Kretinsky era minoritário, o que implica ausência de controle para o bilionário tcheco.
Já a direção do jornal informou que qualquer nova mudança de controle do grupo Le Monde terá de ser “previamente acordada” com Pigasse e Xavier Niel, também acionista do Le Nouveau Monde, com outros investidores (como o grupo espanhol Prisa) e o chamado “polo de independência”, constituído pela sociedade de redatores, assalariados e acionistas históricos.
Kretinskyéoacionistamajoritário e diretor executivo do grupo de energia e infraestrutura EPH, que tem usinas de eletricidade em diferentes pontos da Europa. Após transformar a companhia em um dos maiores grupos do setor no continente, ele diversificou seus negócios para outros tipos de investimento recentemente, incluindo mídia.
Seu grupo Czech Media Invest já é dono do semanário francês Marianne e está prestes a adquirir uma série de revistas francesas, como a Elle.
Na República Tcheca, Kretinsky é dono do tabloide Blesk, um dos mais vendidos do país, e de um time de futebol de primeira linha, o Sparta Prague.