O GLOBO
O GLOBO venceu duas categorias do Latam Digital Media Awards 2020, a mais importante premiação em jornalismo digital da América Latina. O jornal ganhou o prêmio de melhor uso de vídeo online com a série “Entrevista na janela”. Já a cobertura da pandemia do coronavírus sem paywall, barreiras para não assinantes, levou o prêmio de melhor compromisso de audiência. Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira. Nesta edição do Latam Digital Media Awards, 120 projetos de 45 empresas da indústria de mídia da América Latina de 11 países. Os projetos disputaram em 11 categorias.
Na série “Entrevista na janela”, produzida pela redação, o GLOBO uniu a tecnologia com a entrevista de grandes personalidades brasileiras. As conversas foram registradas na casa dos convidados com o auxílio de um drone para a captação de imagens para retratar e recomendar o distanciamento social imposto pela crise causada pelo novo coronavírus.
A série contou com a participação de personalidades como o humorista Fábio Porchat, os atores Antonio Fagundes, Maitê Proença, Deborah Secco, Jonathan Azevedo, Fabio Assunção e Babu Santana, os cantores Anitta, Lulu Santos e Zeca Pagodinho, além do chef de cozinha Claude Troisgros. As conversas foram feitas sempre por telefone pela reportagem e gravada com um drone.
A estratégia de retirar barreiras para não assinantes do jornal e lançar produtos especiais sobre a pandemia e as consequências da Covid-19 venceu na categoria Melhor Compromisso com a Audiência. Notícias e análises de saúde, economia, política e internacional, o blog A Hora da Ciência, o festival #tamojunto, além do conteúdo de serviços, como guias em PDF com distribuição gratuita, informações sobre prevenção e cuidados e dicas para fazer home office e entreter as crianças em casa foram alguns dos conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais do GLOBO.
O GLOBO também foi um dos finalistas da categoria melhor visualização de dados, com a reportagem “Os laços familiares do clã Bolsonaro”. A reportagem mostrou que 102 pessoas com laços familiares foram nomeadas nos gabinetes do clã Bolsonaro ao longo dos 28 anos de exercício público. No caso de vários desses funcionários, conforme mostraram O GLOBO e a Revista Época, havia indícios de que não trabalhavam de fato, embora estivessem nomeados e recebessem salários.
O Digital Media Awards é um evento anual organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), que representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites e 3 mil empresas em 120 países.
Confira todos os ganhadores:
Melhor site e serviço móvel de notícias
LA NACION (Argentina)
Melhor site de entretenimentos e esportes
Olé (Argentina)
Melhor uso de vídeo online
Entrevista na janela, O GLOBO (Brasil)
Melhor visualização de dados
No Epicentro, Agência Lupa (Brasil)
Melhor estratégia de conteúdo pago
O POVO+, O POVO (Brasil)
Melhor campanha de marketing digital para marcas de notícias
Más que un diario, La Tercera (Chile)
Melhor campanhã de Branded Content e publicidade nativa
PUBLICIDADE
Smart living, LA NACION (Argentina)
Melhor compromisso com a audência
Cobertura do coronavirus sem paywall, O GLOBO (Brasil)
#LNteacompaña: formar parte de la vida digital de la audiencia, LA NACION (Argentina)
Melhor projeto de alfabetização de notícias
TikTok: cómo ser joven, audaz e informado, LA NACION (Argentina)
Melhor projeto de áudio digital
El hombre equivocado, EL TIEMPO & Revista DONJUAN (Colombia)
Melhor projeto de jornalismo digital
La frontera desconocida de América, EL PAÍS (México) & El Faro (El Salvador)