O Mapa Do Lucro, iniciativa de quatro professores especialistas nas áreas de finanças, marketing digital, vendas, gestão de pessoas e produtividade ganha um parceiro de peso, o Jornal Diário do Comércio. O Mapa é um modelo de mentoria coletiva inédito no Brasil que busca contribuir para a retomada do protagonismo empresarial em MG. O foco é ajudar empresários nos desafios gerados pela pandemia da Covid-19.

Durante a crise que assolou o mundo em 2020 e 2021, as empresas tiveram que enfrentar o desafio de inovar em seus negócios. De acordo com a 10° edição da pesquisa O Impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, realizada entre os meses de fevereiro e março de 2021 pelo Sebrae, em parceria com a FGV, 65% das empresas tiveram uma queda de 1/3 no faturamento anual em 2020. Para o microempreendedor, o faturamento foi 38% menor que em 2019. Segundo a pesquisa, desde o início da pandemia, 3,4 milhões de empresas deixaram de operar no Brasil.

Pensando nisso, quatro professores especialistas em desenvolvimento de negócios se reuniram para ajudar as empresas nesse momento de pandemia e pós-pandemia, criando a mentoria Mapa do Lucro. O evento tem 64 horas de conteúdo divididos entre 16 encontros presenciais. Tem início no dia 30 de agosto e vai até dezembro de 2021, no Ikigai Coworking, em Belo Horizonte/MG.

A parceria com Diário do Comércio, empresa de jornalismo econômico propositivo, vem para posicionar e reforçar, de forma estratégica, o ambiente empresarial e de negócios por meio do jornalismo. Contribuindo com o desenvolvimento e a retomada do protagonismo em MG, como afirmou Yvan Muls. “A curadoria e mentoria coletiva proposta pelo Mapa do Lucro, conduzida com muita qualidade por profissionais e especialistas em temas essenciais para esse momento de tantas complexidades, transformações e desafios vão ao encontro da proposta da Universidade DC, que é contribuir e entregar soluções por meio de parcerias qualificadas”, completa o Diretor do Diário do Comércio.

MUDAR PARA NÃO FECHAR AS PORTAS

Muitos negócios tiveram que fazer uma transição forçada para o e-commerce para não fecharem suas portas. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo Sebrae, 67,2% das empresas atuantes no Brasil tiveram que modificar sua forma de trabalho.

O professor Alysson Lisboa, especialista em Marketing Digital e um dos mentores do Mapa do Lucro, afirma que a transição para o digital ocorreu de forma inesperada e sem um planejamento adequado. “Com a rápida expansão da pandemia, não foi possível preparar os negócios. O cenário era de extrema incerteza e as empresas tiveram que se adaptar ao digital de forma rápida e desordenada. O momento agora é para colocar a casa em ordem e extrair os aprendizados”, completa o professor que tem mestrado em comunicação e mais de 20 anos de experiência em Marketing Digital e consultoria para grandes marcas.

Outro efeito que merece destaque é que na pandemia houve uma aceleração na implantação de tecnologias dentro das empresas, os escritórios passaram a ser um ambiente menos frequentado, o ciberespaço tornou-se o novo espaço e o “home office” se transformou em uma realidade. Com isso, surgiram outros problemas, como a queda da produtividade por parte dos colaboradores, que mudaram substancialmente suas rotinas de trabalho.

Para o professor Renato Bruno, existem apenas dois fatores que afetam a produtividade dos colaboradores. A primeira é ter tarefas demais que não cabem no seu dia, e o segundo é deixar de fazer ou adiar aquilo que precisa ser feito, para dar prioridade às tarefas menos importantes.

Outra questão que pode ser um desafio nesse retorno é a motivação dos colaboradores, que antes estavam em um ambiente de home office e próximos da família. Como fazer essa transição de forma gradativa, sem perder o entusiasmo? Para Renato Bruno, somos seres sociais e precisamos de contato humano. Sabemos hoje que o sistema híbrido de trabalho tem funcionado (on-line e presencial são uma tendência), então precisamos usar o melhor dos dois mundos a nosso favor. “A velocidade, praticidade e economia do on-line com a relação social e emocional do presencial”, ressalta o especialista, coordenador de MBA em Gestão Empresarial pela PUC Minas e atuante no setor de marketing e vendas em mais de 100 empresas no Brasil.

SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA: UM PONTO DE MUITA ATENÇÃO

O Mapa do Lucro surge com a ideia de preparar os empresários para a forte retomada dos negócios de forma estratégica e bem estudada, aproveitando a transdisciplinaridade promovida pelos mentores. Muitos empresários tiveram que recriar seus negócios e mudar suas áreas de atuação e isso impactou a saúde financeira das empresas.

O Mapa do Lucro também pensou nesse ponto e construiu na jornada das mentorias o módulo finanças ministrado pelo professor Cristiano Lopes, especialista em MBA de Negócios em Contexto Empreendedor e Gestão Financeira pela PUC Minas. Ele ressalta a importância desse módulo no curso e a necessidade de o empresário buscar organizar o fluxo de caixa e a gestão financeira. “Você sabe qual é o lucro gerado pelo seu negócio? Você não consegue enxergar o dinheiro de sua empresa? Entenda como a gestão financeira pode aumentar os seus resultados.”

UMA JORNADA COMPLETA PELAS DORES DE MERCADO

O Mapa do Lucro foi pensado como uma jornada na qual cada especialista vai agregando conhecimento para que ao final o participante saia com uma visão “big picture” dos processos gerenciais e consiga fazer um planejamento consistente. Para isso, as aulas de Marketing e Vendas, ministradas pelo professor Elimar Melo fazem todo o sentido.

Em suas mentorias, serão desenhadas projeções de vendas, orçamento, administração e política comercial. Para o especialista, “vendas são a alma e a origem de todo negócio, assim como a forma de gerar lucro para as organizações e para as pessoas. E as atitudes de marketing contribuem para melhorá-las”, ressalta Elimar, professor experiente com passagem pela direção de diversas organizações como gestor de marketing e finanças. Ele é também professor da Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas e PUC Minas e doutorando em Administração, mestre em Administração Estratégica e especialista em Gestão Empresarial.

O Mapa do Lucro está com inscrições abertas!

Saiba mais sobre O Mapa do Lucro