A nova área de projetos especiais do jornal O Estado de S.Paulo desenvolve soluções publicitárias inovadoras e criativas para agências e anunciantes com ênfase em performance e resultados. O Estadão Blue Studio, que substitui o Media Lab e faz parte do processo de transformação digital do Grupo Estado, foi tema de webinário promovido recentemente pela ANJ e pela ANER.
O setor oferece projetos customizados multiplataforma (podcast, digital, mídias sociais, eventos, impresso, rádio), branded content (conteúdo de marcas), eventos e publicações. Segundo O Estado de S.Paulo, com o lema “conteúdo de alta performance”, a área realizará o gerenciamento das métricas e indicadores de acordo com os resultados esperados pelo cliente. Além disso, trabalhará com maior atenção ao pós-venda, momento que engloba a avaliação dos resultados e a proposição de novas ideias.
Outros diferenciais do Estadão Blue Studio são a intensificação do uso de dados para o embasamento dos projetos e o posicionamento do cliente no centro de tudo desde o momento da concepção da proposta. O objetivo do trabalho da área é unir credibilidade e resultado em seus projetos de parceria com o mercado publicitário.
“O que há de melhor historicamente no Estadão é a sua reputação e a sua qualidade em produção de conteúdo. Juntamos isso com performance, com resultado, que é o que o mercado publicitário demanda. Vamos produzir conteúdo com a reputação da nossa marca, entregando performance. São conteúdos pensados para trazer resultado para o cliente lá na ponta. Seja qual for o resultado desejado”, destaca Daniel Canello, diretor de criação e planejamento do Estadão Blue Studio, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.
O Estadão Blue Studio funciona com duas diretorias. A diretoria de criação e planejamento é responsável pela criação de projetos e propostas comerciais, pelo pré-venda e pelo desenvolvimento de novos formatos. Ancorados em análise de dados, os projetos são concebidos já com a preocupação com os resultados esperados pelo cliente, em um contexto multiplataforma. Já a diretoria de conteúdo e operações, ainda de acordo com o jornal, tem a missão de implementar os projetos, sendo responsável pela qualidade de sua execução, e deverá realizar um pós-venda consistente e efetivo.
Confira aqui a íntegra do webinário, que também contou com a participação de Luis Fernando Bovo, diretor de conteúdo e operações do Estadão Blue Studio, e a mediação de Pamela Testa, gerente comercial nacional do jornal Gazeta do Povo, do Paraná.