Uma das características mais bem-sucedidas dos veículos de comunicação locais e regionais é a firme parceria com as comunidades. Na prática, jornais, revistas, portais e emissoras de rádio e televisão abraçam as causas de suas audiências. Esse é o mote de recente movimento do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), de Pernambuco, que enaltece o Nordeste, a importância da região para o Brasil e o orgulho de ser nordestino.
Ao longo do mês passado, a partir do Dia do Nordestino (8 de outubro), os veículos de comunicação do SJCC promoveram uma série de iniciativas dentro da campanha “Orgulho de Ser Nordestino”. O público pode acompanhar dentro da grade de programação da TV e da Rádio Jornal reportagens, programas temáticos e programetes com artistas e personalidades falando sobre a relação com a região e o orgulho de serem nordestinos. Além disso, foi possível interagir nos diversos ambientes digitais dos veículos de comunicação do SJCC com conteúdos que mostram a diversidade e riqueza da região.
“O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação sempre trouxe em sua bandeira a valorização de Pernambuco e do Nordeste. A importância desta data para nós é enaltecer tudo aquilo que possuímos. E esse Dia do Nordestino vem para marcar nosso posicionamento institucional e retomar um mote que se mistura com a história do grupo e, ao mesmo tempo, traz tantas memórias afetivas. A campanha vai se desdobrar ao longo do ano em outros tipos de ações que vão enfatizar e valorizar esse sentimento”, detalha o diretor do SJCC Carlos Humberto Rocha.
Responsável por desenvolver a identidade visual da campanha “Orgulho de Ser Nordestino”, o sócio e diretor da agência Shifty, Raphael Pinheiro, buscou inovar nas peças que retratam a região. O desafio, segundo ele, foi achar um símbolo que pudesse representar a força e garra do Nordeste, fugindo das ideias preconceituosas que geralmente espelham o território. Por isso, elegeu um pássaro repleto de cores sob um sol para evidenciar a alegria e pluralidade presente no Nordeste.
“Entendi que o coração dessa comunicação precisa ser a diversidade de pensamentos, atitudes, sentimentos, pessoas, sotaques. Esse foi meu norte. Isso precisava estar na identidade visual da campanha para dar uma nova cara ao Nordeste que, como é falado no manifesto, é passado, presente e futuro”, diz Pinheiro.
Foram disponibilizados no JC online três versões de wallpaper para o público baixar e usar tanto no computador, quanto no celular. No JC Digital, os assinantes do jornal ganharam um pôster exclusivo e tiveram acesso, na íntegra, ao manifesto da campanha. Já nas redes sociais, os internautas também puderam assistir e compartilhar o vídeo institucional, que conta com a narração do artista pernambucano Silvério Pessoa.