Quase todas as redações usam dados de audiência, e a maioria analisa o desempenho de seu conteúdo, rastreando visualizações de páginas, visitas a sites e de onde o tráfego está vindo. Mas, segundo Marcela Kunova, do journalism.co.uk, o que diferencia as redações de sucesso é que elas não usam os dados apenas para rastrear o conteúdo, mas para entender melhor seu público. Ouvir seus usuários os ajuda a descobrir suas necessidades e, em seguida, adaptar os novos produtos e serviços para deixar o público feliz.

“Os usuários estão nos dizendo muito”, diz Riske Betten, diretor digital da Mediahuis na Holanda. “E se você não ouvir o seu cliente, outra pessoa o fará”, continua. “Se você acha que conhece seus clientes sem ouvi-los, está errado”, enfatiza Betten, acrescentando que se preocupar como o que seus concorrentes estão fazendo, em vez de tentar descobrir as necessidades de seus próprios usuários, o levará ao caminho errado.

Conte uma história
Se você deseja iniciar ou melhorar a maneira como sua redação usa métricas, concentre-se na comunicação: o segredo para ajudar jornalistas a adotar dados é usá-los para contar uma história.

Faça sua pesquisa
A melhor maneira de saber o que seus usuários pensam é perguntando a eles. E não precisa ser um questionário completo; a simplicidade costuma ser a melhor escolha.

Aprenda por tentativa e erro
Se os dados pudessem dizer qual é a solução certa, a vida seria simples. Mas isso não acontece, então você precisa usar informações sobre seus usuários para criar hipóteses e testá-las para ver se você está certo.

Estabeleça metas
Para entender para onde você está indo com isso, você precisa de um destino. O ideal é que sua empresa tenha uma visão e uma declaração de missão que digam a você e aos usuários o que você está tentando alcançar.

Comece pequeno e concentre-se em vitórias fáceis
Cuidado para não se perder em infindáveis projetos de infraestrutura e assumir muitas tarefas ao mesmo tempo. Você nem mesmo precisa ter uma estratégia completa para começar a fazer alterações e, se tiver tudo planejado, divida-o em pequenos passos. A melhor ideia é se concentrar na solução de pequenos problemas isolados e lidar com o que você pode influenciar diretamente.

Leia aqui o texto na íntegra.

Imagem do topo: Freepik