Em quase todos os 46 países examinados na edição deste ano do Digital News Report, do Reuters Institute, a confiança na mídia aumentou. Mas descobrir como reconstruir a credibilidade continua a ser um trabalho em tempo integral para as organizações de notícias.

Para alguns, trata-se de um retorno aos fatos. De acordo com o Digital News Report, 66% dos entrevistados querem que a mídia de notícias permaneça neutra e 74% acreditam que a reportagem deve destacar uma gama de pontos de vista, em vez de tomar uma posição.

O relatório da International News Media Association (INMA) “How News Brands Are Rebuilding Trust” sugere que as pesquisas mostram que é possível reconstruir a confiança, mas essa ação é necessária imediatamente.

A autora do relatório é Sally Lehrman, fundadora do The Trust Project, um consórcio internacional de organizações de notícias que criam padrões de transparência e trabalham com plataformas de tecnologia para ampliar o compromisso do jornalismo com transparência, precisão, inclusão e justiça.

No centro do trabalho do projeto, informa o site WNIP, estão oito indicadores de confiança que ajudam a determinar a confiabilidade de uma história. Lehrman acredita que a pandemia alertou mais pessoas sobre o valor de notícias precisas e seu próprio papel em escolhê-las.

“A indústria de notícias deve se conectar ainda mais profundamente aos princípios de responsabilidade social no coração do jornalismo e se tornar um aliado responsável, confiável e responsivo das pessoas. Devemos fazer isso não apenas por razões filosóficas, mas para nossa própria sobrevivência”, escreveu Lehrman.

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