O Google está lutando para persuadir algumas das maiores editoras dos Estados Unidos a assinar seu agregador News Showcase, revelou uma investigação da Press Gazette.
Armado com um orçamento de US$ 1 bilhão para pagar os editores pelo uso de seu conteúdo, o Google revelou o Showcase há quase 15 meses. O programa foi lançado em 14 países e tem mais de 1 mil parceiros de publicação, incluindo títulos importantes no Brasil, Reino Unido, Canadá, Austrália e Alemanha.
Mas o serviço ainda não foi lançado no mercado nativo do Google, e mais importante, os Estados Unidos.
Por que o atraso? Uma investigação da Press Gazette, com base em conversas com dez fontes da indústria de notícias dos EUA, descobriu:
● Vários grandes editores não se impressionam e alguns ficam “ofendidos” com as ofertas de pagamento do Google Showcase.
● Às principais marcas de notícias metropolitanas estão sendo oferecidas pelo menos US$ 200 mil por ano para fazer parceria com o Google – fontes da Press Gazette disseram que os pagamentos deveriam ser cinco, dez ou 20 vezes maiores.
● Os editores estão preocupados com uma cláusula contratual que declara que concordam que o Google não deve a eles nenhum dinheiro por seu conteúdo, além dos pagamentos do Showcase.
● Os editores duvidam da qualidade do Showcase, sobretudo de seu potencial para ajudá-los a encontrar novos leitores e assinantes.
● Alguns editores rejeitaram categoricamente o Showcase, acreditando que as leis dos EUA serão alteradas em breve para permitir que negociem coletivamente com o Google e façam negócios mais lucrativos.
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