A transição digital às vezes pode parecer uma tarefa difícil, especialmente para as empresas de mídia que desenvolveram uma cultura de redação ao longo dos anos centrada em seu produto principal. Familiarizar-se com os dados e usar os insights para aumentar o engajamento pode ajudar, diz Esra Dogramaci, editora-gerente da SBS News, Austrália, informa a Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA).
“O que percebi é que, se você está trabalhando em uma grande organização ou em um tipo de emissora tradicional, ou se tem o apoio de TV ou jornais, é necessário um pouco de mudança cultural para que as pessoas entendam os números e quais são realmente importa ”, diz Esra. A abordagem dela para o engajamento do público é fortemente ancorada em dados, entendendo o que eles significam e usando-os na tomada de decisões editoriais e estratégicas.
A estrategista digital afirma que os publishers precisam aprofundar a busca por dados, respondendo a perguntas como: Quanto tempo as pessoas passam no site? Qual é a taxa de retenção? E quantos minutos estão sendo visualizados? Qual é a taxa de interação? Qual a porcentagem do seu público que está realmente se envolvendo com o seu conteúdo e assim por diante? É apenas um clique? Eles estão compartilhando seu conteúdo? Eles estão comentando, o que significa mais tempo gasto em seu conteúdo?
Esra afirma que as organizações de notícias devem desconstruir o medo em torno dos dados. “Muitos jornalistas não entendem de dados. Quando você dá a eles uma planilha que contém um milhão de coisas, eles olham para ela e sentem que não sabem o que estão fazendo ou o que isso significa”, afirma.
Também é preciso compreender os dados em uma base de longo prazo. “Por exemplo, no ano passado, muitos editores estavam fazendo histórias sobre Covid. Então descobrimos que as pessoas não gostam muito das histórias da doença, mas estão interessadas em coisas como que tipo de ajuda econômica podem obter, onde podem ser vacinadas e assim por diante”.