O fortalecimento da credibilidade jornalística e da sua relevância será uma das principais tarefas das organizações de notícias em 2022, segundo Chris Waiting, executivo-chefe do The Conversation. Enquanto a mídia luta por confiança e influência, ele destaca cinco previsões para o setor no ano que recém começou:
Dados e pesquisas serão críticos para a reportagem
Com a desinformação se espalhando rapidamente pelas mídias interativas e a confiança no jornalismo ainda baixa, mais reportagens de notícias serão baseadas em dados e pesquisas de renomados institutos e universidades. Se uma história é apoiada por fatos concretos de uma fonte confiável e respeitada, é menos provável que as pessoas questionem sua integridade.
Haverá maior foco em especialistas, principalmente acadêmicos
De acordo com um estudo recente, US$ 2,6 bilhões por ano são gastos por grandes marcas anunciando em sites que carregam informações erradas sobre vários tópicos, desde antivacinas, mudanças climáticas e muito mais. Para superar o dilúvio de desinformação, as pessoas querem conselhos e garantias dos principais especialistas em quem confiam. Os acadêmicos desempenharão um papel importante como porta-vozes da mídia, fornecendo comentários imparciais apoiados por pesquisas. Com 67% das pessoas confiando em acadêmicos para obter informações sobre tópicos críticos como mudanças climáticas, de acordo com uma pesquisa do The Conversation em colaboração com a Universidade de Cambridge, os jornalistas cada vez mais os procuram para obter informações e comentar suas histórias.
Confiança no jornalismo aumentará lentamente
A reportagem imparcial agora é mais importante do que nunca. Como os acadêmicos desempenham um papel vital como porta-vozes da mídia, fornecendo comentários imparciais focados em análises baseadas em fatos, suas parcerias com jornalistas ajudarão a aumentar a confiança no jornalismo. Isso será fundamental para combater propaganda partidária.
Quase todas as áreas do jornalismo se concentrarão nas mudanças climáticas
À medida que as reportagens da mídia sobre as mudanças climáticas se intensificam após a COP26 e a emergência climática continua a permear todos os aspectos de nossas vidas, quase todo jornalista terá de trabalhar com pautas sobre mudanças climáticas em algum grau. Os negócios cobrirão o impacto econômico das mudanças climáticas, a tecnologia cobrirá diferentes inovações sustentáveis projetadas para mitigar as mudanças climáticas e a ciência cobrirá o impacto no planeta do ponto de vista científico. A mudança climática afetará até mesmo o esporte, onde calor intenso, poluição do ar ou furacões atrapalham partidas importantes.
Podcasting continuará a crescer
As audiências de podcasts vêm crescendo de forma constante desde a pandemia. No próximo ano, sua popularidade aumentará ainda mais, pois as pessoas optarão por ouvir histórias e comentários enquanto realizam multitarefas com outras atividades. As previsões gerais preveem um aumento para 20 milhões de ouvintes até 2024. Como resultado, a receita de publicidade de podcasting crescerá à medida que as marcas capitalizarem esse crescimento e procurarem se envolver com públicos específicos.