Conseguir reduzir gradativamente o espaço que sempre separou a redação da parte empresarial e, em muitas ocasiões, da tecnologia para garantir inovação é um dos principais desafios dos jornais em 2022. Para tanto, o diário norte-americano The Washington Post, do bilionário Jeff Bezos, definiu – e está procurando talentos – como decisivas as atuações de quatro funções de gerência: Produto, Operações de Produto, Audiência e Curadoria e Plataforma.
As pessoas nessas funções, segundo o jornal, trabalharão “em estreita colaboração com gerentes de notícias, produtos e engenharia, bem como parceiros em toda a organização. Juntos, destaca o diário, desenvolverão equipes multifuncionais e implementarão planos para desenvolvimento de produtos, crescimento de audiência digital, fluxos de trabalho e ferramentas eficazes e formas inovadoras de contar histórias. As informações são do Laboratorio de Periodismo.
Estas são as funções e requisitos de cada uma das quatro posições:
Gerente de Produto
Esses indivíduos gerenciarão a estratégia de produto, desenvolvimento e entrega dos principais produtos e experiências do The Washington Post, incluindo o site, aplicativos, boletins informativos, ferramentas internas e a experiência do assinante.
Chefe de Operações de Produto
O jornal está procurando inovadores de produtos experientes para essa função para ajudar a gerenciar as principais iniciativas multifuncionais, “garantir que entregamos produtos que sejam top of mind e facilitem ainda mais a integração de nossas operações de notícias e produtos”.
Chefe de Audiência
O diário está em busca de “um líder consumado para se tornar o diretor de audiência”, com foco na estratégia de conteúdo digital, desenvolvimento e crescimento de novos produtos. O editor nessa função “trabalhará em estreita colaboração com as equipes de liderança editorial, de produto e engenharia para desenvolver e implementar estratégias para o crescimento do público digital”.
Chefe de curadoria e plataforma
O editor de curadoria e plataformas trabalhará em estreita colaboração com as equipes de engenharia, produto e liderança da redação “para desenvolver e implementar estratégias de curadoria, embalagem e distribuição que mostrem mais do nosso excelente jornalismo para um número crescente de leitores”. Este editor liderará as equipes de redação focadas em curadoria e plataformas digitais, incluindo a página inicial, aplicativos, mídia social, Apple News, redação, operações e produto de notícias.