Apesar de todos os esforços para aumentar a carteira de assinantes e a receita por meio dos leitores, a publicidade continua sendo um fluxo de renda importante para a maioria dos editores, destaca o site What’s New in Publishing (WNIP). Abaixo um resumo do relatório “50 Ways To Make Media Pay”, produzido pelo WNIP (baixe aqui na íntegra), que detalha os melhores caminhos para a monetização com publicidade.

  1. Produtos tradicionais

Embora existam exemplos de inovação ocorrendo no espaço publicitário, ainda há uma energia considerável sendo exercida (e dinheiro sendo gasto) em produtos tradicionais. No on-line, os anúncios para mídia digital podem assumir várias formas, incluindo banners, vídeos pre-roll e carrosséis de imagens.

  1. Redes de publicidade

A capacidade de compras em “grupo” entre empresas ou tipos de organizações é atraente para os anunciantes – oferecendo escala com o mínimo de esforço. Os editores podem aproveitar isso enfatizando seu alcance e a facilidade com que os anunciantes podem gastar em vários mercados.

  1. Programático

“Os gastos com anúncios programáticos de exibição digital nos EUA continuaram crescendo a taxas de dois dígitos durante a pandemia”, revela o eMarketer, “e esperamos que atinja um marco no próximo ano, quando mais de 9 em cada 10 dólares em anúncios de exibição digital forem transacionados usando alguma forma de automação”. Em todo o mundo, a publicidade vendida programaticamente valeu US$ 129,1 bilhões em 2020 e deve crescer para 155 bilhões em 2021.

  1. Publicidade nativa

Embora sua importância tenha diminuído, mais de seis em cada dez (61%) dos líderes do setor pesquisados ​​pelo Reuters Institute no final de 2020 indicaram que a publicidade nativa provavelmente seria “importante ou muito importante” para sua empresa em 2021.

  1. Mecanismos de recomendação

O conteúdo recomendado, normalmente na parte inferior de artigos on-line, páginas da web e fornecido por empresas como  Outbrain, Taboola e Revcontent, pode ser visto em toda a web. Esses mecanismos de recomendação promovem conteúdo de marcas, outros sites e potencialmente até mesmo do site em que você está, com cliques externos gerando receita para ambas as partes.

  1. Patrocínio

O patrocínio pode assumir muitas formas, incluindo batidas específicas, sites e atividades externas.

  1. Subscrição

A subscrição tem sido uma forma básica de suporte para a mídia pública (como NPR e PBS) nos Estados Unidos. Esses canais não veiculam anúncios, mas reconhecem o apoio que receberam de empresas, fundações, indivíduos e outros apoiadores.

  1. Avisos Legais e Públicos

Muitos jornais nos Estados Unidos e no Reino Unido se beneficiaram ao longo dos anos das obrigações legais das instituições governamentais de publicar avisos públicos. No entanto, o advento da internet há muito ameaça esse fluxo de receita, dando a oportunidade para agências governamentais compartilharem esse material nas mídias sociais e em seus próprios sites.

Leia aqui o texto na íntegra.

Imagem: Freepik