A publicidade digital não é mais uma fonte sustentável de receita para os publishers, escreve Marion Wyss, diretora de marketing da Poolol, no site da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA). Na nova realidade, a receita média por usuário deve ser colocada no centro das estratégias digitais dos publishers. E, como nem todos os usuários estão engajados da mesma forma, uma abordagem única não é ideal. Segundo ela, é por isso que os editores devem implementar três estratégias complementares para aumentar ao máximo receita média por usuário para cada tipo de leitor. Veja abaixo.
1 – Reduzir o número de visitantes não identificáveis
Refere-se aos visitantes que consomem conteúdo sem aceitar cookies. Você não pode rastrear esse público anônimo que fornece monetização mínima de anúncios (se houver). Informe os leitores sobre como os cookies o beneficiam. Ser transparente e honesto com os usuários ajuda a construir confiança e, esperamos, ajude seus leitores a entender como os cookies são valiosos.
2 – Envolva usuários desconhecidos para convertê-los em leads e membros
Estamos falando de visitantes não identificáveis. Convertê-los em membros com um ID é extremamente valioso para todos os modelos de negócios, sejam eles baseados em publicidade, assinatura ou comércio eletrônico. Estabelecer um relacionamento duradouro com os leitores, portanto, começa com a identificação, e o método mais eficaz de conseguir isso é por meio de um mural de registro (também conhecido como mural de dados). Um mural de registro bloqueia os leitores e pede ou exige que eles criem uma conta gratuita (torne-se um membro) para acessar o conteúdo.
3 – Estabeleça um fluxo de receita recorrente e previsível por meio de assinaturas
Essa estratégia é para seus consumidores mais fiéis, que já estão engajados, acessam seu conteúdo com frequência e, idealmente, passaram pela etapa de conversão suave do cadastro. Essa estratégia é estabelecida por meio de um paywall, bloqueando o conteúdo e exigindo que o leitor pague para se inscrever para obter acesso. Muitos editores evitam paywalls devido ao medo de frustrar os leitores e reduzir o tráfego. Mas, fornecendo etapas de conversão suave antes do paywall (como registro) e solicitando apenas assinaturas do seu segmento de ‘fãs’, você encontrará o equilíbrio perfeito entre engajamento e frustração que leva à conversão sem afetar negativamente o tráfego.
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