O grupo de notícias locais e regionais Gannett relata ter 1,63 milhão de assinantes apenas digitais, um aumento de 49% em relação ao ano passado. A editora, que possui o USA Today e centenas de marcas de notícias nos Estados Unidos, bem como a Newsquest no Reino Unido, espera atingir 2 milhões de assinantes digitais até o final deste ano.

Ao relatar seus resultados do quarto trimestre, a empresa disse que sua receita total em 2021 foi de US$ 3,2 bilhões, abaixo dos US$ 3,4 bilhões em 2020. As receitas digitais representaram US$ 1 bilhão, ou 32%, do total.
A Gannett, segundo o site Press Gazette, vem construindo seu negócio de assinaturas digitais de notícias locais nos EUA há vários anos. A editora colocou seu título nacional americano, USA Today, atrás de um paywall no ano passado. No Reino Unido, a Newsquest lançou assinaturas digitais para 70 de seus maiores sites na primavera de 2020.

O executivo-chefe da Gannett, Mike Reed, disse aos investidores em uma ligação que a empresa vendeu mais de 100 imóveis em 2021 para pagar a dívida da empresa. Ele também disse que a empresa descarregou “70 propriedades muito pequenas e não estratégicas em nosso portfólio de jornais – propriedades que não eram lucrativas ou não se encaixavam” em sua estratégia digital.

Leia aqui o texto na íntegra.