O relatório eCommerce in Publishing: Trends & Strategies, do site WNIP, de Damian Radcliffe, assinala 5 tendências de comércio eletrônico que os publishers precisam levar a sério na transformação de seus modelos de negócios. Confira.
- O futuro é sem atrito
Editores, varejistas e outras partes interessadas (como redes sociais) estão focados em criar uma experiência de comércio eletrônico o mais perfeita possível. Isso significa que os consumidores poderão concluir uma compra no número mínimo de etapas. Como o Google explica, “uma experiência sem atritos abrange a organização do produto, preços e disponibilidade, navegação, facilidade de checkout e pagamento”. Reduzir esses pontos de atrito aumenta as taxas de conversão e reduz a frustração do consumidor com o processo de compra.
- Conteúdo comprável
Outro desenvolvimento pré-pandemia que só se tornou mais relevante e proeminente, à medida que as oportunidades de comércio eletrônico se tornam mais onipresentes. Para os editores impressos, os avanços tecnológicos tornaram possível oferecer aos leitores a oportunidade de tirar imagens com a câmera do telefone e usá-la para comprar produtos on-line.
- Comércio Social
Nossa capacidade de agir por impulso e da maneira mais simples possível também é parte integrante do comércio social, a capacidade de fazer compras online em aplicativos e redes sociais como Instagram, Pinterest e Facebook.
- Compras ao vivo
O recente relatório ‘Evolution of Social Apps’, da App Annie, estima que “os consumidores gastarão US$ 6,78 bilhões por meio de aplicativos sociais este ano – subindo para US$ 17,2 bilhões anualmente até 2025”. O BuzzFeed foi um dos primeiros a adotar esse formato. No primeiro semestre de 2021, realizou mais de 50 transmissões ao vivo no Amazon Live, incluindo uma transmissão de 16 horas no Amazon Prime Day em junho.
- Novas formas de pagamento de produtos
Os editores experimentaram a capacidade de o público comprar seu conteúdo usando métodos como criptomoeda (veja, por exemplo, Chicago Sun-Times, Time, Brainpickings). Em termos de tendências atuais, os editores também podem precisar considerar outros desenvolvimentos, como a prática emergente de comprar agora e pagar depois (BNPL). Mastercard, PayPal e Shopify estão entre os que oferecem esses tipos de pagamento, assim como um número crescente de grandes varejistas.