Uma investigação recente da News Media Alliance (NMA) conclui que, ao contrário do que parece, os membros da Geração Z estão interessados na informação e na mídia, incluindo a informação local, mas para isso é necessário que os jornais se adaptem aos seus hábitos e forma de acesso a informações, ofereçam testes gratuitos, falem sobre temas que os interessam e os envolvam em seu dia a dia.
De acordo com a pesquisa qualitativa e quantitativa, “existem oportunidades para os meios de comunicação, especialmente os meios de comunicação locais, posicionarem seus produtos com os consumidores da Geração Z e engajá-los como leitores e assinantes em potencial”.
Aproximadamente metade dos consumidores da Geração Z (51%) diz que lê notícias todos os dias. A maioria (60%) diz que provavelmente estaria interessada em notícias locais, enquanto um terço (33%) diz que provavelmente pagaria por notícias locais.
“Não é de surpreender”, observa o relatório, “que jovens de vinte e poucos anos prefiram obter notícias on-line por meio de aplicativos de mídia social e pesquisa na web em vez de impressos, e queiram ‘lanchar’ notícias personalizadas de acordo com suas preferências ao longo do dia”.
Oferecer testes gratuitos e conteúdo direcionado especial a eles é essencial para que eles sejam motivados a assinar os meios de comunicação locais. Quando se trata de atrair esse grupo demográfico experiente em tecnologia, o relatório da News Media Alliance confirma que ir onde eles estão é fundamental. As descobertas mostram as horas do dia em que os usuários da Geração Z provavelmente estarão em várias plataformas de mídia social.
Por exemplo, o relatório observa que, embora também sejam usuários de plataformas sociais muito mais recentes, a Geração Z também é mais propensa a estar no Facebook (42%) pela manhã do que em outros aplicativos, mudando para outras plataformas de mídia ao longo do dia.
“Os resultados do estudo são empolgantes em termos das oportunidades que apresentam para a mídia. A Geração Z coloca ênfase em notícias confiáveis, precisas e verificadas”, diz Rebecca Frank, vice-presidente de pesquisa e insights da News Media Alliance.
A Geração Z quer se ver refletida em suas notícias e quer se sentir reconhecida. Eles valorizam a autenticidade e a família acima de tudo, e estão muito interessados em causas sociais importantes para eles, como justiça social/direitos civis/discriminação racial (54%), meio ambiente/mudanças climáticas (50%) e direitos das mulheres (50%), entre outros.
Outros conteúdos que este grupo reivindica são aconselhamento financeiro, saúde e bem-estar e notícias sobre a sua carreira profissional. Para notícias locais, eles estão interessados em clima, eventos/artes e entretenimento e outras notícias sobre sua cidade.
Enquanto a Geração Z quer notícias críveis, eles também não querem que seja chato. Imagens atraentes, vídeos e um aplicativo e site fáceis de navegar são mais propensos a atrair esses leitores.
De acordo com Rebecca Fran, “a geração Z são assinantes de notícias em ascensão, e os meios de comunicação precisam estar preparados para aprimorar suas ofertas e atraí-los e mantê-los como leitores fiéis. Não se trata apenas de notícias; tem de ser o pacote completo.”
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