Refinar a estratégia de paywall é um ato de equilíbrio cuidadoso, escreve Madeleine White, do provedor de paywall Poool, no jornalismo.co.uk. Ela estudou dezenas de estratégias de conversão de editores para identificar dicas importantes.
Segundo a especialista, embora o engajamento seja medido de forma diferente entre os editores, uma definição bem reconhecida de engajamento é a pontuação RFV (a combinação de atualidade, frequência e volume):
Atualidade – O número de dias desde que um usuário visitou seu site pela última vez;
Frequência – Essa medida pode ser sobre a frequência com que o usuário visita seu site ou com que frequência ele realmente consome conteúdo;
Volume – A quantidade de conteúdo consumido e interações feitas com seu site. Em outras palavras, suas visitas são de alta qualidade?
Para aumentar essas métricas, diz Madeleine, é possível considerar o emprego de estratégias de engajamento para contrabalançar qualquer frustração sentida pelo seu usuário ao se deparar com o paywall. A decisão de qual usar depende da sua estratégia, conteúdo e público, mas os exemplos incluem:
– Acesso ao conteúdo, simplesmente deixando o conteúdo aberto a usuários não inscritos (por exemplo, uma abordagem freemium ou medida);
– Conteúdo de alta qualidade, incluindo acesso a conteúdo premium para permitir que os usuários descubram o valor de suas ofertas de assinatura (por exemplo, passes de descoberta ou avaliações gratuitas);
– Conteúdo interativo, incluindo seções de comentários, capacidade de debate, questionários, etc.;
– Personalização: um espaço de conta, recursos de UX que permitem ao usuário seguir tópicos ou uma página inicial; adaptada, assim como Netflix;
– Etapas de conversão suaves, incluindo inscrições em boletins informativos (uma ótima ferramenta de formação de hábitos) ou registro (que permite coletar dados primários para segmentar campanhas de marketing).
O que causa frustração?
A frustração é criada quando um usuário não consegue alcançar algo que se propôs a fazer ou é interrompido em sua jornada para fazê-lo.
Por exemplo:
– Interrupções, como anúncios e pop-ups;
– Bloqueios de conteúdo, seja simplesmente a presença de um paywall ou o fato de o paywall estar muito alto em um conteúdo, tornando difícil para o usuário saber se o conteúdo é valioso para eles;
– Muitos cliques/rolagem necessários para alcançar algo;
– Ter que preencher muitos campos de formulário;
– Cópia inválida no paywall ou dentro do processo de conversão que não transmite claramente o valor da assinatura.
Imagem: Freepik