O Jornal do Comércio, em parceria com o Instituto Caldeira, hub de inovação gaúcho, lançou a série ‘Ideias do Amanhã’, assinada pela jornalista Patrícia Knebel. A cada semana, o espaço abordará temas como DeFi, 5G, NFTs, Inteligência Artificial e cibersegurança. A primeira reportagem é sobre Metaverso, e contou com a participação da jornalista Patrícia Comunello.

Em entrevista ao site especializado em comunicação Coletiva.net, Knebel comentou que as empresas tiveram que acelerar o futuro para conseguir sobreviver no mercado e agora têm a oportunidade de mergulhar no universo da inovação. “Estamos vivenciando o rompimento das fronteiras entre o mundo digital e o físico, um processo que se acelera agora no pós-pandemia, com todos os aprendizados que tivemos e com o avanço do poder computacional da última década”, afirmou.

A colunista vai além, ao contextualizar que “metaverso, DeFi, NFTs, Inteligência Artificial, entre outros conceitos e tecnologias estão transformando a forma como vivemos e fazemos negócios, e chegando com força, exigindo um aprendizado intencional sobre como isso pode ajudar a tornar os negócios mais eficientes e gerar melhores experiências para os clientes”. Ela salientou ainda que a série ‘Ideias do Amanhã’ chega com o propósito de gerar insights e instigar novos pensamentos e visões para apoiar as empresas nesta jornada.

O CEO do Caldeira, Pedro Valério falou ao Coletiva.net sobre a importância desta parceria: “É uma forma de juntos difundirmos e provocarmos a temática da inovação e da tecnologia para todos os empreendedores e empresários. Nossa ambição é colocar esse tema na centralidade das estratégias das empresas, até como forma de preparação para esse mundo de tantas mudanças que estamos vivendo”, comentou. Ele destacou ainda que estimular o olhar para a tecnologia é fundamental para mantermos a competitividade do Rio Grande do Sul.

Leia o texto na íntegra

Imagem: Jony Partos/JC/Coletiva.net