Antes de lançar uma newsletter, é importante levar em consideração uma série de passos para garantir que o resultado final esteja de acordo com o que planejamos. O Ghost, uma das plataformas de newsletter mais populares, montou uma lista de verificação de 10 itens para seguir antes de publicar sua newsletter. O Laboratorio de Periodismo republicou:
1 – Revisar metas
Uma parte importante do processo é garantir que o boletim informativo esteja alinhado com uma estratégia geral de conteúdo. Para confirmar esse alinhamento, o primeiro passo no pré-lançamento é revisar as metas mais uma vez.
2 – Passe o rascunho por um corretor de texto
É importante passar o rascunho por um corretor de texto para evitar erros. A Microsoft, por exemplo, tem um para Chrome e Edge.
3 – Leia o rascunho editado em voz alta
A primeira rodada de edição no corretor serve para ler as sugestões e aceitar as mais adequadas. Então é necessário ler o texto em voz alta para detectar erros que podem ter passado despercebidos na leitura.
4 – Crie de 3 a 5 títulos
O melhor momento para pensar nos títulos dos artigos ou nas linhas de assunto é quando o conteúdo está fresco em sua mente. Após duas rodadas de edição, você deve ter uma compreensão sólida do que está tentando dizer e como melhor envolver as pessoas para lê-lo. Seja em um processador de texto ou em um aplicativo de anotações, é hora de redigir algumas manchetes em potencial. Você tem que ser criativo. Quanto mais divergente for cada título, mais possibilidades depois de escolher ou fazer testes A/B.
5 – Mova o texto para um editor da web ou CMS
Agora que você tem um artigo limpo e um título inteligente, é hora de prepará-lo para publicação, movendo-o para a ferramenta de publicação de sua escolha.
6 – Formate o boletim informativo ou artigo
Nesta etapa, o objetivo é tornar a newsletter o mais legível possível. Aqui estão algumas dicas úteis:
Use cabeçalhos para quebrar blocos de conteúdo;
Insira texto em negrito e itálico para enfatizar pontos importantes;
Use marcadores para tornar as listas mais fáceis de ler;
Verifique se todos os links funcionam corretamente.
7 – Localizar e inserir imagens
Dependendo do tipo de conteúdo que você cria, você pode já ter coletado as imagens de que precisa. Caso contrário, é útil inserir suas imagens depois de formatar seu conteúdo para que você possa ver onde estão as quebras naturais ou onde pode ser necessário adicionar informações adicionais na forma de recursos visuais. Lembre-se de incluir texto alternativo para cada imagem.
8 – Inserir metadados
Mecanismos de pesquisa como o Google normalmente extraem pedaços de informações para entender sobre o que é seu artigo, postagem de blog ou boletim informativo. Ao inserir os metadados, você ajuda o mecanismo de pesquisa a obter as informações corretas.
9 – Visualizar antes de publicar
O último passo antes de publicar é dar uma última olhada. No Ghost, você pode visualizar como seu boletim informativo aparecerá na área de trabalho, no celular, nas caixas de entrada de e-mail e quando compartilhado nas mídias sociais.
10 – Envie o boletim informativo
Logicamente, a etapa final da lista de verificação é a publicação. Agora que você concluiu todas as etapas acima, você pode compartilhar seu trabalho com confiança com seu público, sabendo que sua criação é consistente e de alta qualidade.
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