O consultor de mídia Gabriel Sama vem pesquisando como uma redação pode ser mais inovadora. A pesquisa resultou no projeto principal de Sama para o Programa Executivo da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) em Inovação e Liderança em Notícias, cujos instrutores incluem, entre outros, Jeff Jarvis e Anita Zielina .
Estes são, segundo o Laboratorio de Periodismo, os 18 passos em que se especifica o framework de inovação midiática desenvolvido por Gabriel Sama, para que as redações sejam mais inovadoras e abertas a novas ideias:
- Definir inovação
- Quem, o que, quando, onde, por que e como
Quem se beneficia com isso? Proposta de valor? O que pode ou deve ser feito? Quando devemos fazê-lo? Onde deve acontecer? Por que precisamos inovar? Como atender melhor nossos públicos com novas ideias?
- Projetar uma estratégia
- Estabeleça estratégias e metas de curto e longo prazo
- Defina metas realistas, ambiciosas e mensuráveis
- Alinhar inovação com planejamento estratégico
- Incentivar a inovação
- Obtenha adesão de todos os cantos da organização
- Reconheça suas principais competências e experiência jornalística
- Desenvolver e promover uma mentalidade de inovação em toda a empresa
- Enfrentando empurrões e obstáculos
- Reconheça o esgotamento, a fadiga da inovação e a falta de foco
- Não persiga coisas brilhantes ( síndrome das coisas brilhantes)
- Reconhecer que os recursos serão sempre insuficientes
- Evite esforços isolados
- Identifique as necessidades da organização
- Busque soluções centradas no público, centradas no usuário e orientadas por dados
- Promover a inovação em reuniões e outros fóruns públicos
- Exigir criatividade e geração de ideias.
- Avalie as capacidades da organização
- Entenda o papel da tecnologia
- Avaliar talentos, habilidades e capacidades das equipes
- Ajuste a contratação para flexibilidade e experiência
- Descubra quais habilidades precisarão ser terceirizadas
- Localize a inovação corretamente
- Escolha entre equipes separadas e integradas (ou algo intermediário)
- Crie espaços físicos e virtuais adequados à inovação
- Estabeleça uma cadeia de comando de liderança
- Implemente um processo de tomada de decisão
- Estruturas de priorização de usuários (consulte: RAPID da Bain)
- Capacite para cima e para baixo na cadeia
- Crie novas estruturas e funções
- Promova grupos de trabalho multifuncionais
- Crie uma cultura interdisciplinar
- Crie funções novas, exclusivas e necessárias
- Envolver jornalistas e pessoas de outras disciplinas
- cultivar relacionamentos
- Promover e facilitar a geração de ideias
- Criar espaços e incentivos para a geração de ideias, ideação e soluções criativas
- Sugestões abertas a todos através de um portal de ideias
- Use estruturas de ideação (consulte: Design Thinking)
- Experimentar, prototipar, testar e avaliar ideias
- Crie um sistema para categorizar, priorizar e selecionar ideias
- Categorizar e qualificar tipos de ideias, produtos e projetos.
- Use um sistema de pontuação para ideias e para definir prioridades (ver: Moscou)
- Sem ‘coisas novas brilhantes’ ou emulando o The New York Times
- Crie uma ‘Lista de coisas que você para de fazer’
- Atribuir ou transferir propriedade
- Definir quem é responsável por um projeto em cada etapa
- Atribuir recursos
- Atribuir um orçamento específico para cada novo projeto
- Avalie a carga de trabalho da equipe e faça concessões
- Construir uma equipe baseada em necessidades com diversos talentos
- Encontre frutas ao seu alcance, replicabilidade e lucros rápidos
- Adote um sistema para implementar novos produtos, projetos e ideias
- Encontre pontos de contato em potencial para inovação
- Incorporar o pensamento inovador na escrita
- Use fluxos de trabalho de produtos e processos de pensamento (consulte: Gerenciamento ágil de projetos)
- Sobreponha o pensamento do produto com os processos editoriais
- Entenda o papel da tecnologia
- Crie um roteiro para implementação
- Planejar e orçar para escalabilidade potencial
- Manter novos produtos e projetos
- Planejar e orçar para manutenção, sustentabilidade e atualizações
- Treinar e contratar para experiência e flexibilidade
- treinar constantemente
- Crie orçamentos de desenvolvimento
- compartilhar habilidades
- Adapte sua tecnologia para atrair talentos
- Ajuste as práticas de contratação com base em novas necessidades.
- Medir o sucesso
- progredir através do aprendizado
- Crie uma matriz de avaliação de impacto
- Use métricas orientadas por dados
- Falhe rápido, aprenda rápido
- Incorpore o risco no processo
- Construa uma cultura de inovação
- Comunique suas intenções, estratégias, ideias e projetos, de forma ampla e constante
- Documente todas as etapas do processo, desde a idealização até o descomissionamento
- Revisar e avaliar através de autópsias
- comemorar o sucesso
- Iterar e repetir.