O consultor de mídia Gabriel Sama vem pesquisando como uma redação pode ser mais inovadora. A pesquisa resultou no projeto principal de Sama para o Programa Executivo da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) em Inovação e Liderança em Notícias, cujos instrutores incluem, entre outros, Jeff Jarvis e Anita Zielina .

Estes são, segundo o Laboratorio de Periodismo, os 18 passos em que se especifica o framework de inovação midiática desenvolvido por Gabriel Sama, para que as redações sejam mais inovadoras e abertas a novas ideias:

  1. Definir inovação
  • Quem, o que, quando, onde, por que e como

Quem se beneficia com isso? Proposta de valor? O que pode ou deve ser feito? Quando devemos fazê-lo? Onde deve acontecer? Por que precisamos inovar? Como atender melhor nossos públicos com novas ideias?

  1. Projetar uma estratégia
  • Estabeleça estratégias e metas de curto e longo prazo
  • Defina metas realistas, ambiciosas e mensuráveis
  • Alinhar inovação com planejamento estratégico
  1. Incentivar a inovação
  • Obtenha adesão de todos os cantos da organização
  • Reconheça suas principais competências e experiência jornalística
  • Desenvolver e promover uma mentalidade de inovação em toda a empresa
  1. Enfrentando empurrões e obstáculos 
  • Reconheça o esgotamento, a fadiga da inovação e a falta de foco
  • Não persiga coisas brilhantes ( síndrome das coisas brilhantes)
  • Reconhecer que os recursos serão sempre insuficientes
  • Evite esforços isolados
  1. Identifique as necessidades da organização
  • Busque soluções centradas no público, centradas no usuário e orientadas por dados
  • Promover a inovação em reuniões e outros fóruns públicos
  • Exigir criatividade e geração de ideias.
  1. Avalie as capacidades da organização
  • Entenda o papel da tecnologia
  • Avaliar talentos, habilidades e capacidades das equipes
  • Ajuste a contratação para flexibilidade e experiência
  • Descubra quais habilidades precisarão ser terceirizadas
  1. Localize a inovação corretamente
  • Escolha entre equipes separadas e integradas (ou algo intermediário)
  • Crie espaços físicos e virtuais adequados à inovação
  1. Estabeleça uma cadeia de comando de liderança
  • Implemente um processo de tomada de decisão
  • Estruturas de priorização de usuários  (consulte:  RAPID da Bain)
  • Capacite para cima e para baixo na cadeia
  1. Crie novas estruturas e funções
  • Promova grupos de trabalho multifuncionais
  • Crie uma cultura interdisciplinar
  • Crie funções novas, exclusivas e necessárias
  • Envolver jornalistas e pessoas de outras disciplinas
  • cultivar relacionamentos
  1. Promover e facilitar a geração de ideias
  • Criar espaços e incentivos para a geração de ideias, ideação e soluções criativas
  • Sugestões abertas a todos através de um portal de ideias
  • Use estruturas de ideação (consulte:  Design Thinking)
  • Experimentar, prototipar, testar e avaliar ideias
  1. Crie um sistema para categorizar, priorizar e selecionar ideias
  • Categorizar e qualificar tipos de ideias, produtos e projetos.
  • Use um sistema de pontuação para ideias e para definir prioridades (ver: Moscou)
  • Sem ‘coisas novas brilhantes’ ou emulando o The New York Times
  • Crie uma ‘Lista de coisas que você para de fazer’
  1. Atribuir ou transferir propriedade
  • Definir quem é responsável por um projeto em cada etapa
  1. Atribuir recursos
  • Atribuir um orçamento específico para cada novo projeto
  • Avalie a carga de trabalho da equipe e faça concessões
  • Construir uma equipe baseada em necessidades com diversos talentos
  • Encontre frutas ao seu alcance, replicabilidade e lucros rápidos
  1. Adote um sistema para implementar novos produtos, projetos e ideias
  • Encontre pontos de contato em potencial para inovação
  • Incorporar o pensamento inovador na escrita
  • Use fluxos de trabalho de produtos e processos de pensamento (consulte: Gerenciamento ágil de projetos)
  • Sobreponha o pensamento do produto com os processos editoriais
  • Entenda o papel da tecnologia
  • Crie um roteiro para implementação
  • Planejar e orçar para escalabilidade potencial
  1. Manter novos produtos e projetos
  • Planejar e orçar para manutenção, sustentabilidade e atualizações
  1. Treinar e contratar para experiência e flexibilidade
  • treinar constantemente
  • Crie orçamentos de desenvolvimento
  • compartilhar habilidades
  • Adapte sua tecnologia para atrair talentos
  • Ajuste as práticas de contratação com base em novas necessidades.
  1. Medir o sucesso
  • progredir através do aprendizado
  • Crie uma matriz de avaliação de impacto
  • Use métricas orientadas por dados
  • Falhe rápido, aprenda rápido
  • Incorpore o risco no processo
  1. Construa uma cultura de inovação
  • Comunique suas intenções, estratégias, ideias e projetos, de forma ampla e constante
  • Documente todas as etapas do processo, desde a idealização até o descomissionamento
  • Revisar e avaliar através de autópsias
  • comemorar o sucesso
  • Iterar e repetir.