Oferecer gratuitamente conteúdos de qualidade, em áudio, para emissoras de rádio de todo o país. É esse o objetivo de um novo projeto que está sendo lançado pela Gazeta do Povo.

O veículo foi um dos 25 selecionados pelo programa Acelerando a Transformação Digital, promovido em parceria pela International Center for Journalists (ICFJ), META (Facebook) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Com a verba disponível e mentoria personalizada, a Gazeta do Povo passou a oferecer três podcasts de forma gratuita para rádios de todo o Brasil. Os programas podem ser veiculados no horário escolhido pela emissora.

“Nossa proposta é colaborar com a transformação digital não apenas da Gazeta, mas também das rádios, especialmente no interior do país. Assim, o público que ainda não está habituado a podcasts pode ter uma ideia do funcionamento dos programas”, afirma Guido Orgis, coordenador de Campanhas e Assinaturas da Gazeta do Povo.

“Por outro lado, a rádio ganha um conteúdo de qualidade, com cobertura de temas nacionais, e também ajuda no cumprimento da meta de cumprimento legal da meta de 5% exibição de conteúdo noticioso, que precisa ser apresentado pelas emissoras”, completa o coordenador.

Podcasts nas rádios

Um dos programas oferecidos, o Bom Dia Gazeta do Povo foi criado exclusivamente para atender à demanda de rádios oferecerem um boletim diário, de cinco minutos, aos ouvintes sobre as informações mais quentes do Brasil e do mundo.

O podcast 15 minutos, que já existe há mais de dois anos, é um espaço para a discussão de assuntos importantes do noticiário, sempre com entrevistas e a análise de especialistas convidados e jornalistas da equipe da Gazeta do Povo.

Já o Mercado Gastronômico é fruto do trabalho da Pinó, uma das verticais da Gazeta do Povo, especializada em negócios. Nesse programa, o foco é oferecer ao ouvinte dicas e tendências do setor, sempre com um convidado.

Retorno das rádios

Até o momento, já passaram a retransmitir os programas as rádios Mussicom (Santos-SP), Rádio Hora (Campo Grande-MS), Nova Bethel (Aparecida de Goiânia-GO) Mundo Livre (Curitiba e Maringá-PR), Rádio São João do Sudoeste (PR), Rádio Paula Freitas (PR), Rádio Alternativa Rock (Curitiba).

Os resultados já começaram a surgir. Na primeira semana de divulgação em Campo Grande, o número de usuários que acessaram o site da Gazeta do Povo em Campo Grande saltou de 27 mil para 32 mil, comparando a semana anterior à veiculação do podcast Bom Dia Gazeta do Povo.

“Estamos fazendo uma seleção ativa das rádios, buscando contatos estratégicos que colaborem na nacionalização de nossa marca, o que pode nos levar a um aumento de assinaturas. No momento, mais de 80 mil brasileiros já assinam a Gazeta do Povo”, afirma Guido Orgis.

As emissoras de rádio interessadas na parceria podem entrar em contato com a Gazeta do Povo pelo email radios@gazetadopovo.com.br e pelo Whatsapp 41- 9 9129-8328.

Sobre a Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo é reconhecida desde sua fundação, em 1919, como um veículo que aposta na produção jornalística independente e capaz de melhorar a sociedade.

O jornal mantém um posicionamento forte em defesa da liberdade de expressão e apresenta publicamente convicções dedicadas a um país mais livre, próspero e seguro.