Muitos meios de comunicação não têm capacidade econômica ou recursos humanos para realizar pesquisas ou projetos relevantes que ultrapassem sua força financeira ou que estejam além de seu perímetro geográfico de atuação. A crise econômica e o modelo de negócios da mídia promoveram o jornalismo colaborativo; ou seja, os projetos conjuntos entre vários meios de comunicação para realizar projetos ou investigações que de outra forma não poderiam ser realizados.
Com base em sua experiência em projetos colaborativos, o Center for Cooperative Media (CCM) da Montclair State University detalhou o ciclo de vida de um projeto de mídia colaborativa, que consiste em quatro fases. Funciona tanto para os meios relevantes como para os mais modestos, adaptando cada fase aos seus próprios recursos, informa o Laboratorio de Periodismo. Estas são as quatro fases:
Fase 1: Unir-se
Sem exceção, cada uma das colaborações que o CCM estudou exigiu uma dedicação significativa de tempo, recursos e atenção no início de seu desenvolvimento, “geralmente totalizando cerca de um ano de discussões, para formar sua nova entidade e aprender a trabalhar em conjunto.”
Esta fase tem três etapas:
Selecione o grupo de pessoas.
Especifique o trabalho e o foco.
Desenvolver diretrizes políticas e de comunicação.
Fase 2: Compartilhar informações
A segunda fase do desenvolvimento colaborativo começa quando os membros começam a compartilhar seu conteúdo para publicação cruzada com outros membros.
Esta segunda fase também tem três etapas:
Desenvolver o sistema de compartilhamento de conteúdo.
Defina o tipo de linguagem e a marca que será utilizada nestes conteúdos.
Experimente os primeiros benefícios.
Fase 3: Cocriação de conteúdo
À medida que os jornalistas ganharam confiança para compartilhar conteúdo, houve uma evolução orgânica para um maior uso do jornalismo de soluções e um maior foco na criação de conteúdo. Começou a deixar de atuar como associação de apoio para se tornar um grupo com identidade própria.
Esta fase tem duas etapas:
Reuniões de kick-off e gestão da participação dos membros.
Veja o impacto das soluções.
Fase 4: Maior impacto. As relações com a comunidade são estabelecidas
A Fase 4 é uma fase de maturação para colaborações. A pesquisa da MCC descobriu que, neste estágio, as colaborações tinham uma base sólida de novas normas e formas de trabalho e estavam começando a se envolver com os membros da comunidade de maneiras mais variadas. “Na verdade, as colaborações mais maduras em nosso estudo tinham membros que estavam se tornando mais engajados em sua capacidade de catalisar mudanças entre as comunidades que serviam. Em vez de ver seu papel principalmente como reportagem sobre questões, membros colaborativos mais maduros entenderam a possibilidade de praticar o jornalismo como uma forma de catalisar mudanças em nível de sistemas.
Esta fase tem duas etapas:
Maior envolvimento e compartilhamento de recursos.
Avaliação da sustentabilidade da colaboração de longo prazo.