O jornal Liberal, de Americana (SP), completou 70 anos na quarta-feira (1º) e lançou um novo projeto gráfico e editorial da sua versão impressa. A partir de discussões internas, que contaram com a opinião de leitores, o diário, publicado pelo Grupo Liberal, promoveu mudanças na apresentação dos textos, criou e reformulou editorias e alterou seções.
A reformulação ocorre após 10 anos da implementação do atual projeto gráfico e editorial. Dentre as principais alterações estão a supressão do artigo “O” no logo do jornal que estampa o alto da primeira página e a opção por uma nova família de fontes para os textos do jornal.
O Liberal também passa a contar com novas editorias aos domingos. Nossos Pets, sobre animais domésticos, Pais & Filhos, sobre comportamento e relações familiares e Minhas Contas, sobre finanças domésticas, carreira e emprego, passam a integrar os suplementos dominicais. Ainda no domingo, a página Liberal Explica trará textos que, como o próprio nome sugere, explicarão fatos de maneira mais detalhada e didática.
Durante a semana, o conteúdo de serviços ganha uma página inteira para a publicação de informações de utilidade pública e recorrente dos leitores, como telefones úteis; localização de radares de velocidade; preços de passagens de ônibus e tarifas de pedágio; dia, horário e local de feiras livres, além da previsão do tempo e dos resultados da loteria.
Ao lado, na página de Opinião, o Liberal passa a publicar comentários feitos por usuários nas páginas do Facebook e do Instagram do jornal. No espaço, estão mantidos os editoriais aos domingos, as charges e os artigos de colaboradores. Em Cidades, a coluna Painel Político volta a ser publicada, em dois dias: quartas e sextas.
Duas editorias passam a ser publicadas sob novas denominações: o 360° se chamará Brasil & Mundo, com o noticiário nacional e internacional. O +Cult volta a ser o Caderno L e começa a publicar, aos sábados, a coluna Pelas Páginas da Literatura, da repórter Marina Zanaki. Às quintas, o caderno traz um guia com as atrações culturais da região, e, aos domingos, uma coluna de dicas de entretenimento.
No caderno de Esportes, a edição passa a registrar a programação diária das principais transmissões esportivas da televisão e do streaming. As editorias Classimais e Seu Valor foram encerradas.
PROJETO
Denominada “Liberal, 70”, a atualização gráfica e editorial do Liberal foi parte de uma discussão iniciada em 2021, liderada pelo editor-executivo João Colosalle, de 32 anos, e pelo editor de arte Fábio B. Natali, de 35 anos, ambos há mais de uma década no jornal.
Reuniões entre os departamentos internos, em especial com o setor de mercado leitor, foram importantes para balizar as mudanças, definidas no projeto chamado “Liberal, 70”. O jornal também contou com a opinião de leitores e assinantes, que participaram de maneira digital avaliando questões como a apresentação visual das reportagens e a diversidade de conteúdo editorial.
Do ponto de vista gráfico, o jornal substituiu as fontes usadas para os textos, adotando uma versão considerada mais moderna e adaptada a publicações em formatos menores, comuns em tabloides europeus.
“O projeto gráfico foi baseado em uma única família de fontes que se diferenciam em estilos e pesos, o que resulta em unidade visual e elegância”, comenta o editor de arte Fábio Natali.
Também houve um aumento no tamanho das letras de textos de reportagens e no espaçamento entre as linhas, além da flexibilização das colunas a depender do conteúdo, mudanças que ajudam a facilitar a leitura. Cadernos e suplementos especiais ganharam novas roupagens, conforme o novo padrão gráfico do Liberal.
“Em termos editoriais, gostaríamos que o leitor sentisse e valorizasse que o Liberal contempla mais assuntos, especialmente os que fogem do noticiário cotidiano. Queremos promover experiências mais completas que permitam ao leitor se informar, se divertir e aprender com o jornal”, explicou o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle.
“O projeto Liberal, 70 é o resultado do trabalho de pessoas que são apaixonadas pelo impresso e que querem levar o melhor conteúdo com o melhor visual aos leitores”, defende Fábio.
O diretor comercial do Grupo Liberal, Fernando Giuliani, ressaltou que as mudanças buscam reforçar os laços do jornal com seus leitores e assinantes.
“Nosso objetivo foi tornar o Liberal ainda mais agradável de ser lido, com conteúdo que informa, ensina e diverte. Essa preferência dos leitores pelo jornal, algo de décadas, também é importante do ponto de vista comercial. Temos uma audiência qualificada e em boa quantidade”, comentou.
70 ANOS
O Liberal chegou aos 70 anos nesta quarta-feira, 1º de junho. O jornal foi fundado pelo jornalista e advogado Jessyr Bianco e pelos irmãos Romeu e Arnaldo Mantovani, em Americana. O trio almejava um jornal diferente dos veículos que existiam à época, todos alinhados ao governo.
Sob o comando de Jessyr, conhecido pelos editoriais influentes na cidade, o Liberal se tornou um dos jornais mais prestigiosos do interior do Estado. O jornalista faleceu em 2011. Atualmente, o grupo de comunicação é administrado pelas filhas e por um dos genros de Jessyr.
MULTIMÍDIA
O Grupo Liberal ainda é responsável por duas rádios – a Clube AM 580 e a Gold FM 94.7. A primeira, mais antiga, tem uma programação voltada para o público popular. Já a FM, lançada em 2019, traz programação musical que mistura flashback e novidades do pop, rock e MPB. Ambas têm programação jornalística feita pelos jornalistas do Liberal.
Além das rádios, o Grupo Liberal distribui o noticiário, especialmente o local, nas redes sociais, com mais de 222 mil seguidores no Facebook e 72 mil no Instagram. Também é o único jornal da região de Campinas a manter um perfil no TikTok. O noticiário ainda é distribuído por meio do WhatsApp e da newsletter diária.
Entre 2020 e 2021, o Liberal foi selecionado para participar de programas de inovação promovidos pelo GNI (Google News Initiative) e pela Meta, em parceria com o ICFJ (comitê internacional de jornalistas).