Livro publicado pelo Massachusetts Institute of Technology dentro do Programa Knight de Jornalismo Científico, The KSJ Science Editing Handbook propõe em uma de suas partes um modelo de checagem de fatos para o qual os jornais devem seguir para não cair em erros.

A jornalista Brooke Borel, que colabora com The Guardian e ministra oficinas de redação no Arthur L. Carter Journalism Institute da New York University, propõe no livro um novo modelo que ajudaria a mídia a melhorar os processos de verificação de fatos. Confira:

Etapa 1. O redator e o editor finalizam o artigo. Esta não é a versão final absoluta a ser publicada, é claro. Mas no que diz respeito à estrutura geral e às fontes, esta é a versão que tanto o escritor quanto o editor consideram pronta para exame. Em outras palavras, eles não planejam continuar ajustando títulos, movendo seções, adicionando mais informações ou fazendo outras operações importantes.

Etapa 2. O redator faz uma cópia da matéria e envia para o fact-checker (o fact-checker pode ser pago pelo jornal ou independente). Para ajudar o processo de verificação de fatos a funcionar sem problemas, é vital que o redator forneça ao verificador de fatos um roteiro de relatórios claro. O primeiro passo é fazer uma cópia do artigo quase finalizado. A maioria dos rascunhos aparece no Microsoft Word ou no Google Docs, o que significa que o redator tem duas opções de anotações: notas de rodapé e comentários.

Etapa 3. O redator fornece as fontes ao verificador de fatos. O próximo passo é identificar as fontes. Para a maioria das fontes, o redator deve fornecer arquivos que correspondam às citações no relatório (com exceção de fontes humanas; para estas, informações de contato são válidas). Se o material não for particularmente sensível, o redator pode enviá-lo por e-mail ou por um serviço de compartilhamento de arquivos como o Dropbox. Se o material incluir informações confidenciais, o autor poderá usar proteção por senha e/ou criptografia. E se o material for especialmente sensível, por exemplo, se incluir documentos e identificação de um denunciante, o redator pode optar por enviar um disco rígido e pedir que os arquivos não sejam transferidos para um computador com conexão à Internet.

Etapa 4. O verificador de fatos verifica os fatos. O verificador de fatos lê o artigo pelo menos uma vez e, em seguida, passa por ele linha por linha, verificando cada fato em relação à sua respectiva fonte. Isso pode exigir telefonemas com especialistas e outros que aparecem no artigo ou nas notas do editor. O fact checker também avalia a qualidade do material de apoio e pode buscar novas fontes se necessário.

Etapa 5. O verificador de fatos propõe mudanças. O verificador de fatos propõe uma lista de alterações ao escritor, ao editor ou a ambos. Em muitas mídias, o verificador de fatos simplesmente usará alterações e comentários rastreados no Microsoft Word ou Google Docs para marcar as alterações e fornecer contexto. (Exceção: Se o verificador de fatos encontrar problemas importantes, como erros que dissolvem uma premissa da notícia ou evidências de plágio, eles não devem ser salvos até o relatório final. Eles devem ser relatados ao editor imediatamente.)

Etapa 6. Revise. O editor ou o escritor, ou possivelmente ambos, revisarão as mudanças propostas. Pode haver algumas idas e vindas com o verificador, tanto negociando a redação precisa quanto avaliando coletivamente as diferentes fontes. Por exemplo, o verificador de fatos pode insistir em uma palavra que seja tecnicamente mais correta, enquanto o escritor pode argumentar por algo que não parece incompreensível. A equipe terá que decidir qual palavra melhor atende ao leitor. Além disso, o redator pode ter usado um estudo para apoiar um ponto, enquanto o verificador pode encontrar outra pesquisa sólida que o contradiga, aqui a equipe terá que descobrir a melhor forma de refletir essa incerteza no texto, ou se alguns dos estudos não merecem ser citados, talvez, por exemplo,

Passo 7. Faça as alterações. Assim que todos concordarem com os resultados, o verificador de fatos ou editor faz as alterações finais no documento. Mas se houver divergências, geralmente é o editor quem toma a decisão final.

Leia aqui o texto na íntegra