A partir da supervisão e articulação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), funcionam diversos comitês temáticos, integrados por representantes dos jornais associados de todas as regiões brasileiras. Eles se reúnem regularmente, com o objetivo de debater e definir ações que contribuam para o desenvolvimento e o fortalecimento dos jornais brasileiros.
Comitê de Estratégias Digitais
O objetivo do Comitê de Estratégias Digitais é promover a busca das melhores práticas para que os jornais afiliados possam ser integrados às novas plataformas digitais, focando na ampliação de escopo das empresas jornalísticas (digital, além de papel) como um negócio autossustentável.
COORDENADOR: Rafael Silveira – Head de Novos Negócios – O POVO (CE)
APOIO: Marisa Mazarak – Coordenadora de Comunicação da ANJ
Comitê de Operações
O Comitê de Operações é constituído por dois subcomitês, que se reúnem periodicamente: Industrial e de Logística.
O Comitê dedica-se à discussão de temas que impactam diretamente a operação dos jornais, atuando como fórum de discussão de temas relacionados às melhores práticas na gestão de gráficas e operação logística.
COORDENADOR: Edson Lino dos Santos, supervisor de engenharia de produção de O Estado de S.Paulo (SP)
APOIO: Marisa Mazarak – Coordenadora de Comunicação da ANJ
Comitê de Relações Governamentais
Além do apoio à defesa permanente da liberdade de imprensa, prioridade número um da Associação, a ANJ tem prestado assessoria no campo institucional de modo bastante eficaz.
O Comitê de Relações Governamentais faz o acompanhamento sistemático da tramitação, no Congresso Nacional, dos projetos de lei de interesse do setor.
Tem como objetivo principal fazer a interface da ANJ com os poderes e instituições de Estado, difundindo os princípios e os objetivos da entidade bem como monitorando ações que possam representar alguma ameaça aos jornais.
COORDENADOR: Paulo Tonet Camargo – Vice-presidente de Relações Institucionais – GRUPO GLOBO
SECRETÁRIO EXECUTIVO: Júlio Vinha – ANJ
Comitê de RH e Relações Trabalhistas
Reconhecer a área de Recursos Humanos como parceira do negócio é assumir um posicionamento ativo nas decisões estratégicas das organizações. Com a globalização, as empresas sentem cada vez mais a necessidade de aumentar sua produtividade com qualidade e, para tornar isso uma realidade, é fundamental desenvolver estratégias que valorizem o capital humano, fator indispensável para a obtenção de um diferencial competitivo no mercado.
O objetivo do Comitê de RH é atuar como um organismo de discussão de temas relacionados às melhores práticas de recursos humanos com a realização de encontros periódicos e eventos direcionados. É um órgão comprometido com a aprendizagem e a divulgação de conceitos atualizados na área de Gestão de Pessoas, levando seus membros à capacitação pessoal e profissional por meio da troca de experiências e apresentações de projetos relevantes.
A proposta é fomentar o debate em torno do tema Gestão Estratégica de Pessoas, a fim de criar um ambiente de oportunidades para que as empresas associadas à ANJ possam desenvolver e implementar as melhores práticas de desenvolvimento organizacional.
O comitê também se propõe a traçar rumos, pois traz pontos de vista, reflexões e inovações que podem subsidiar a gestão de pessoas no dia a dia das empresas, atuando com a dupla missão de tratar tanto os assuntos operacionais como os estratégicos.
COORDENADOR: Helder Luciano de Oliveira, diretor de RH, Administração e Financeiro de A Gazeta (ES)
SECRETÁRIO EXECUTIVO: Júlio Vinha – ANJ
Comitê Jurídico e de Assuntos Tributários
O Comitê Jurídico e de Assuntos Tributrários promove a integração entre advogados dos jornais associados, proporciona o debate e a troca de experiências sobre questões relevantes para as empresas jornalísticas associadas, e coordena iniciativas na área jurídica que representam prestação de serviço da ANJ. Cercando-se de estudos e pareceres jurídicos, o Comitê realiza um trabalho de elevada importância ao orientar os associados na prevenção de eventuais problemas legais.
COORDENADORA: Débora Dalcin – Consultora Jurídica – Grupo RBS (RS)
SECRETÁRIO EXECUTIVO: Júlio Vinha – ANJ
SUBGRUPO CONTÁBIL-FISCAL:
COORDENADORA – Cláudia Toledo – Contadora – O POPULAR (GO)
Comitê Mercado Anunciante
Em reuniões mensais, diretores das áreas Comerciais e de Marketing dos jornais associados que compõem o Comitê Mercado Anunciante se encontram para discutir ações que possam aproximar cada vez mais os veículos do mercado anunciante, ouvindo, inclusive, os profissionais de Agências e Anunciantes para capturar e compartilhar as tendências e inovações do Mercado Anunciante.
COORDENADORES:
- Hiram Baroli, gerente geral de operações comerciais da Folha de S.Paulo (SP)
- José Pereira Guabiraba, diretor de publicidade de O Estado de S.Paulo (SP)
APOIO: Marisa Mazarak – Coordenadora de Comunicação da ANJ
Comitê Mercado Leitor
O grande objetivo do Comitê Mercado Leitor é ajudar as empresas associadas a encontrarem os caminhos para aumentar as vendas de jornais impressos e assinaturas digitais, crescer a fidelidade dos leitores e fortalecer suas marcas diante dos consumidores.
Visando ao aprimoramento do trabalho, o Comitê estimula a troca de ideias e acompanha a dinâmica da circulação, que exige atenção às mudanças e tendências do setor.
O Comitê Mercado Leitor é formado pelos profissionais que atuam nos jornais associados na área de Mercado Leitor, B2C e Circulação, e é fonte primordial de receita das empresas jornalísticas ao lado da publicidade. As melhores práticas nessa área são objeto de estudos, debates e troca de experiências.
O Comitê debate em suas reuniões estratégias como o uso de produtos agregados, mudanças de modelo para fontes de receitas digitais e implementação do modelo de paywall que possam contribuir com a geração de novas receitas.
COORDENADOR: Jean Mannrich – Gerente Executivo – Grupo NSC Comunicações (SC)
APOIO: Marisa Mazarak – Coordenadora de Comunicação da ANJ
Fórum de Editores
O Fórum de Editores reúne editores, diretores de conteúdo e/ou chefes de redação de jornais associados, que fazem balanços rotineiros sobre a situação das redações, discutem temas relacionados à produção jornalística nos aspectos tecnológicos, éticos e de gestão, dentre outros assuntos da atualidade. As reuniões do Comitê têm-se mostrado importante fórum para troca de experiências entre os jornais integrantes. Conta atualmente com a participação de membros da ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas, parceira da ANJ em diversos projetos.
COORDENADORA: Marta Gleich – Diretora de Jornalismo – GRUPO RBS (RS)
APOIO: Marly Gomes – ANJ
Comitê de Indicadores
Compartilha entre os participantes métricas de performance relativas a resultado e audiência. Para participar, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos.
COORDENADOR: Thiago Javorouski, Gerente Financeiro da Gazeta do Povo (PR)
APOIO: Marly Gomes – ANJ