Pela primeira vez o Relatório sobre Notícias Digitais de 2022, elaborado pelo Instituto Reuters, dedicou um capítulo a entender o consumo de notícias por e-mail, desde sua contribuição para o engajamento até as oportunidades de monetização. Esther Kezia Thorpe elencou, no site WNIP, quatro pontos fundamentais para o sucesso de boletins informativos. Confira abaixo:
1 – O e-mail tem espaço para crescer
Muitas vezes ouvimos falar de ‘pico de boletim informativo’, mas uma coisa que o Digital News Report 2022 deixa claro é que temos um longo caminho a percorrer antes que a maioria das pessoas esteja lendo um boletim informativo. Mesmo na Áustria, o país com mais leitores de notícias por e-mail, menos de um quarto dos entrevistados acessava regularmente as notícias via endereço eletrônico. A média em todos os mercados é de 17%, e o Reino Unido é o mais baixo, com apenas 9%.
2 – A diferença de idade do e-mail é gritante
Não é de surpreender que o relatório tenha descoberto que as notícias por e-mail são valorizadas “principalmente por consumidores de notícias mais velhos, mais ricos e mais instruídos, a maioria dos quais já está profundamente investida em notícias”. Um em cada sete com mais de 55 anos nos EUA diz que o e-mail é sua principal forma de acessar notícias.
Mas o que é chocante é o quanto isso cai entre os mais jovens. Apenas 5% das pessoas de 25 a 34 anos e 3% de pessoas de 18 a 24 anos confiam no acesso ao e-mail como fonte principal. Para 41% da geração Z, a mídia social é a principal maneira de encontrar notícias. No geral, mais de 80% de todos os americanos que usam e-mail como fonte principal de notícias têm mais de 35 anos.
3 – Operadores solo ainda são pequenos… por enquanto
Nos últimos anos, vários jornalistas e colunistas de alto perfil deixaram as organizações estabelecidas para criar seus próprios negócios baseados em boletins, especialmente porque as ferramentas de publicação tornaram mais fácil ganhar a vida. Em dez países selecionados, mais da metade (53%) daqueles que recebem e-mails de notícias os recebem das principais organizações de mídia. Fontes alternativas de notícias são populares com 27% delas, seguidas pela mídia especializada (23%). Apenas 16% das pessoas que recebem e-mails de notícias os recebem de jornalistas que operam por conta própria.
4 – Os pagamentos estão em seus primeiros dias
O e-mail tem sido usado principalmente como uma forma de envolver os usuários e direcionar o tráfego para aplicativos e sites onde o tráfego pode ser mais facilmente monetizado. Mesmo entre os meios de comunicação que oferecem boletins informativos pagos, geralmente isso integra uma proposta mais ampla de associação ou assinatura, em vez de ser um produto independente.