Nove em cada dez jornalistas nos Estados Unidos (94%) usam as mídias sociais para seus trabalhos, de acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center, informa o Press Gazette. Mas os sites que os jornalistas usam com mais frequência diferem daqueles aos quais o público recorre para obter notícias.

Entre os jornalistas, o Twitter está no topo da lista de tarefas relacionadas ao trabalho. Cerca de sete em cada dez jornalistas dos EUA (69%) dizem que é o site de mídia social que eles mais usam ou o segundo mais usado para seu trabalho. O Twitter é seguido pelo Facebook com 52% e, bem abaixo na lista, pelo Instagram (19%), LinkedIn (17%) e YouTube (14%). Nenhum dos outros sites questionados na pesquisa – Reddit, WhatsApp, TikTok, Discord, Twitch e Snapchat – foi nomeado por mais de 4% dos jornalistas pesquisados.

Uma programação diferente surge para o público. Entre os norte-americanos em geral, o Facebook é o site de mídia social mais usado para notícias, com 31% dos adultos americanos dizendo que vão lá regularmente para notícias. O YouTube é o segundo site mais usado, com 22% do público recebendo notícias regularmente. Menos adultos (13%) dizem que recebem notícias regularmente no Twitter, apesar do amplo uso da plataforma entre os jornalistas. No geral, um pouco menos da metade dos adultos dos EUA (48%) dizem que muitas vezes ou às vezes recebem notícias de sites de mídia social.

Leia aqui o texto na íntegra