Os meios de comunicação geralmente prosperam em plataformas como Facebook e Twitter, mas lutam em redes como TikTok, Snapchat e Instagram. Um novo relatório de Salla-Rosa Leinonen, produtora da emissora pública finlandesa Yle, descobriu que jornalistas que se saem bem como influenciadores tendem a se conectar com seguidores com base em valores compartilhados, algo que as redações tradicionais costumam evitar.
O relatório descobriu que o público disse que queria a mesma coisa das organizações de notícias e dos influenciadores – autenticidade, transparência, engajamento e conteúdo de qualidade. David Tvrdon destacou, no The Fix, uma observação gritante do relatório: o público espera coisas bastante semelhantes de criadores de conteúdo (influenciadores) e jornalistas: autenticidade, transparência, engajamento e conteúdo de qualidade. Confira abaixo as duas listas que ajudam a caracterizar um jornalista-influenciador:
14 coisas que os seguidores esperam dos influenciadores (de acordo com o relatório)
– Falar diretamente comigo
– Parece autêntico
– Comunica valores compartilhados e compartilha revelações pessoais da vida privada (Sentimento de autenticidade através da autodivulgação)
– É investido, conectado emocionalmente e se preocupa com o conteúdo que é compartilhado
– É credível
– É interativo, envolvente e presente para parecer mais acessível e “real”
– É pessoalmente relacionável e semelhante a mim
– É fácil, espontâneo e seu conteúdo não parece “muito planejado” ou “premeditado”
– Se sente como um amigo
– Mantém uma qualidade e ritmo consistentes no conteúdo publicado
– Compartilha (pessoalmente) informações relevantes
– Mostra experiência no assunto abordado
– Compartilha como eles obtêm suas informações e compartilha aspectos negativos do conteúdo patrocinado de forma transparente
– Não é muito comercial (excesso de publicidade está desconectando) e tem um bom equilíbrio entre conteúdo patrocinado e orgânico
14 coisas que os influenciadores fazem para satisfazer esses desejos (de acordo com o relatório)
– Cronograma de publicação bem planejado para equilibrar conteúdo patrocinado e orgânico
– Tente manter sua “liberdade criativa” em colaborações para parecer mais “autêntico”
– Criando uma conexão através da interação com os seguidores para parecer mais “real”
– Escolher tópicos que sejam “relacionáveis” e tentar agir “relacionável”
– Esteja preparado para receber feedback negativo se uma colaboração for percebida como “inautêntica”
– Decidir quais informações pessoais são compartilhadas publicamente para criar uma sensação de “autenticidade” e “realidade”
– As equipes por trás dos influenciadores não são divulgadas, então tudo parece vir do influenciador
– Revelando conhecimento percebido sobre o tópico e/ou seu trabalho, o influenciador colocou certas coisas “pessoalmente” para criar um sentimento autêntico e investido
– Mesmo que o influenciador tenha se esforçado muito em algo, a forma como é apresentado aos seguidores deve parecer “não planejada” para parecer mais “real”
– Divulgar aspectos negativos e criticar produtos ou serviços patrocinados
– Tentar parecer menos comercial do que realmente é para ser mais “real”
– Tentando permanecer na marca perseguindo um certo estilo de vida prometido para manter os seguidores felizes
– Tentando não ser muito repetitivo
– Tentar se destacar de outros concorrentes no cenário de influenciadores sem perder o interesse dos anunciantes (não sendo muito nicho)