Estudo da Chartbeat, empresa de análise da web, descobriu que, para artigos com menos de 4 mil palavras, quanto mais longo o artigo, mais interessante será para o leitor. No entanto, além de 4 mil palavras, não se pode mais concluir que o tempo de participação aumenta. Ou seja, tudo entre 2 mil e 4 mil palavras (supondo que seja um tema de interesse), maximiza o tempo do leitor. Acima de 4 mil há pouco ou nenhum valor adicional.

Os cientistas de dados da Chartbeat, informa o site Laboratorio de Periodismo, analisaram milhões de artigos de 10 mil palavras ou menos que foram publicados entre janeiro de 2019 e abril de 2022 para obter uma resposta aproximada.

Na época dos modelos de negócios em mídia digital baseados em volume, ou seja, para obter o maior número de page views e impressões possível, era muito mais lucrativo publicar três artigos de 800 palavras cada, do que um de 2,4 mil palavras.

Se em cada página houvesse, por exemplo, dez espaços publicitários abertos, três page views geraram um total de trinta impressões, enquanto um único artigo de 2,4 mil palavras gerou apenas 10 impressões.

Com a mudança do modelo de negócio, para o qual muitos meios de comunicação procuram leitores dispostos a pagar uma assinatura, a quantidade passa a ocupar uma posição menos relevante, em benefício da qualidade, sempre em equilíbrio, pois os meios digitais continuam a financiar em grande parte o CPM pela publicidade.

Para não cair em erros de interpretação, deve-se notar que não se trata de não escrever artigos com mais de 4 mil palavras, porque muitas vezes são necessários, mas sim que esses artigos exigem um design e estrutura diferentes para otimizar o tempo que os leitores dedicam a ele. Ou seja, além desse ponto de 4 mil palavras, o desempenho dependerá mais de quão bem uma página é otimizada para pós-publicação. É mais complexo de conseguir.

Chartbeat também analisou esses números com base no tipo de usuário. A porcentagem média de leitores fiéis, ou leitores que visitaram um site pelo menos 8 vezes nos últimos 16 dias, é maior para artigos de 2.500 palavras ou menos.  Ou seja, leitores fiéis gastam mais tempo em artigos do que usuários menos fiéis.

Leia aqui na íntegra