A plataforma de vídeo social TikTok é a fonte de notícias que mais cresce para adultos do Reino Unido, de acordo com uma pesquisa do órgão de vigilância de comunicações (Ofcom). Quase a metade das pessoas que a usam para assuntos atuais recorrem a colegas TikTokers em vez de organizações de notícias convencionais para suas atualizações.
O TikTok é usado por 7% dos adultos para notícias, acima de 1% em 2020. O crescimento é impulsionado principalmente por usuários jovens, com metade de seus seguidores de notícias com idades entre 16 e 24 anos.
O relatório anual da Ofcom sobre o consumo de notícias no Reino Unido mostrou que, para adolescentes de 12 a 15 anos, o Instagram depôs a BBC One e a BBC Two como a fonte de notícias mais popular entre os adolescentes, seguidas de perto pelo TikTok e pelo YouTube.
“É cada vez mais improvável que os adolescentes de hoje peguem um jornal ou sintonizem o noticiário da TV, preferindo manter-se atualizados percorrendo seus feeds sociais”, disse Yih-Choung Teh, diretor do grupo Ofcom para estratégia e pesquisa. “E enquanto os jovens acham que as notícias nas mídias sociais são menos confiáveis, eles avaliam esses serviços mais altamente por oferecerem uma variedade de opiniões sobre as histórias atuais do dia.”
O estudo da Ofcom mostrou que as organizações de notícias estão tendo que competir com TikTokers não-jornalistas como fonte de notícias na plataforma. Para aqueles que consomem notícias no TikTok, sua principal fonte são outras pessoas que seguem (44%), seguidas por amigos e familiares (32%) e, em seguida, organizações de notícias (24%). As fontes de notícias oficiais mais populares no TikTok incluem Sky News, BBC e ITV.
O TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e é de propriedade da ByteDance, uma empresa de tecnologia chinesa. Seu poder como fonte de notícias veio à tona durante a invasão russa da Ucrânia, com a Casa Branca informando 30 TikTokers influentes sobre a guerra.
“O Tiktok não deve ser visto apenas como uma plataforma de entretenimento. É um participante ativo da cultura popular, com pessoas usando a plataforma para se atualizar sobre movimentos sociais e notícias”, disse Emily Hall, gerente de campanha da Fanbytes, uma agência de marketing da geração Z sediada no Reino Unido