Muitos anunciantes menores estão preocupados com a ideia do comércio eletrônico e não são necessariamente experientes em digital. Eles, juntamente com os compradores de mídia de agência, principalmente mais jovens, buscam orientação sobre como dar os primeiros passos e entender como funciona esse espaço. Neste cenário, os editores precisam ter domínio total sobre e-commerce e solidificar uma relação de confianças com anunciantes.
“Temos de mostrar que entendemos, eles confiarão em nós, procurarão conselhos e, finalmente, investirão em gastos com publicidade digital quando chegar a hora”, diz Mark Challinor, líder da Iniciativa de Publicidade da International News Media Association (INMA). Segundo ele, o e-commerce bem-sucedido envolve três áreas específicas:
- Tecnologia
Ter a tecnologia certa é o primeiro passo para qualquer editor que esteja lançando um novo empreendimento de comércio eletrônico. Pode realmente mudar o que é o ROI. Para editores menores sem a capacidade de construir sua própria infraestrutura de comércio eletrônico, existe a opção de trabalhar com terceiros. Acredito que o melhor lugar para começar é acertar a “otimização na página”. Ter uma mentalidade de “testar e aprender” é fundamental, e uma abordagem flexível para desenvolver diferentes fluxos de receita também é crucial. As grandes falhas neste espaço ocorrem quando grandes quantias de dinheiro são canalizadas para algo que ainda não foi comprovado.
- Jornada do usuário
Empresas de comércio eletrônico bem-sucedidas procuram prometer uma “experiência de compra imersiva” para clientes que desejam comprar em uma variedade de lojas diferentes, tudo em um só lugar, considerando todos os pontos de contato com o cliente ao longo do caminho. Mas se um site de comércio eletrônico é para um ou muitos anunciantes, as perguntas a serem feitas são: “A página da Web é atraente para o leitor e atraente para o que o cliente está procurando? Eles podem entender facilmente como navegar pelas seções e ver como ver as coisas que são importantes para eles, por exemplo, como pesquisar? Há muitas coisas diferentes das quais precisamos estar conscientes. Então, além da experiência de compra em si, é importante capturar dados para analisar o engajamento do usuário. SEO é fundamental.
- Ouvindo o feedback de seus clientes.
O feedback do cliente é outra área que devemos monitorar de perto. Então podemos entender tudo sobre o anunciante em termos de percepções do usuário, problemas e comentários que podem ser otimizados. É sempre vital obter feedback do cliente e mostrar que você está agindo de acordo com ele. Surgiu uma tendência que está atrapalhando as compras online. E precisamos abraçar. Goste ou não, o comércio social parece destinado a causar um enorme impacto nas vendas do comércio eletrônico.