O Instituto Palavra Aberta, uma organização sem fins lucrativos, lançou nesta segunda-feira (22) a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.

A campanha integra o projeto #FakeTôFora, iniciativa que faz parte do EducaMídia, programa “guarda-chuva” que abrange propostas de combate à desinformação. Conheça aqui as peças da campanha. São jingles e três vídeos de 30s cada.

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O projeto #FakeTôFora possui oito módulos, disponibilizados gratuitamente no site da iniciativa, com temas como democracia e eleições, pesquisa eleitoral, urna eletrônica, desinformação e funcionamento dos três poderes. Cada um possui um plano de aula e materiais de apoio variados, pensados para cada tema.

O último módulo contém um e-book (livro digital) com diretrizes de como montar um coletivo de checagem. Ele foi pensado a partir da experiência do professor de ciências Estêvão Zilioli, que criou um método de conferência de informações para jovens estudantes dentro de um coletivo feito em sala de aula.

Os materiais também foram confeccionados pela jornalista Daniela Machado, uma das coordenadoras do EducaMídia, e com apoio do corpo técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal), informa o jornal O Estado de S.Paulo. O Palavra Aberta é um dos órgãos que faz parte do acordo de combate à desinformação feito entre as duas cortes em maio deste ano.