Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul se encontram nesta quarta-feira (14), em Novo Hamburgo, para o penúltimo debate antes do primeiro turno da eleição. Promovido pelo Grupo Sinos, o programa terá transmissão ao vivo a partir das 8h30 pela Rádio ABC 103.3 FM e, em imagens, pelas plataformas digitais da ABC 103.3 e dos jornais NH, VS, Diário de Canoas, Jornal de Gramado, Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí. O apoio institucional é de Faccat, Sindilojas Novo Hamburgo e Teevo.
O debate será realizado em uma mesa redonda localizada no centro da redação do Jornal NH. Estarão frente a frente os candidatos Argenta (PSC), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). O candidato Edegar Pretto (PT) também foi convidado e confirmou presença, mas neste domingo enviou nota abrindo mão de participar. A justificativa é o envolvimento com os preparativos para a visita de Luiz Inácio Lula da Silva a Porto Alegre nesta sexta-feira.
Foram convidados os oito candidatos de partidos com cinco ou mais representantes no Congresso Nacional, conforme faculta a legislação eleitoral. O debate terá mediação do apresentador e colunista Cláudio Brito e coordenação do editor de política do Jornal NH, João Ávila.
“O debate é uma grande oportunidade para que, a poucos dias da eleição, o eleitor acompanhe mais de perto algumas das principais propostas de cada candidato”, diz o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão. Ele destaca que, com o debate, o Grupo Sinos reafirma seus compromissos inegociáveis de defesa da democracia e de produção e distribuição de conteúdo com credibilidade e relevância para as comunidades nas quais está inserido.
O debate do Grupo Sinos terá quatro blocos, com três sequências de perguntas e respostas entre os candidatos. A posição de cada um na mesa redonda e a ordem de participação foram definidas por sorteio em reunião preparatória realizada em agosto. Advogados do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade) integram a comissão de direito de resposta. Das 8 às 8h30 e nos 30 minutos seguintes ao debate irão ao ar programas especiais mostrando os bastidores, a chegada e a avaliação dos candidatos.
É isso mesmo?
Três jornalistas que integram o núcleo de fact-checking do Grupo Sinos estarão atentas às informações que os candidatos levarem ao debate. O que não for opinião será checado e, posteriormente, divulgado. O “Grupo Sinos Explica” é o único núcleo de fact-checking do interior gaúcho e foi estruturado com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Google justamente para ampliar a checagem de fatos na eleição estadual.
https://www.youtube.com/watch?v=ty-awoDgsD8
Foto do topo: Diego da Rosa (GES)