Meios de comunicação há algum tempo exploram a possibilidade de criar assinaturas para algumas de suas seções, sem a necessidade de alguns leitores terem que pagar uma assinatura integral de todo o jornal. Trata-se de um tipo de serviço já consagrado nos prestadores de serviços de informação e dados, como os serviços econômicos e financeiros, que em muitos casos oferecem opções de subscrição de um único serviço.
A consultoria Toolkit analisou esse tema e sua aplicação na mídia e indicou quatro vantagens que a criação de assinaturas de uma seção específica do jornal ou serviço pode ter para os editores. São estas:
1 – Produtos mais valiosos. Produtos que atendem a públicos específicos são frequentemente vistos como mais valiosos do que aqueles que atendem a públicos gerais. Mais foco significa mais clareza e eficiência em termos de atender às necessidades do público e menos “desperdício” em termos de conteúdo e recursos pelos quais o público pode pagar, mas raramente acessa. Os produtos que atendem a esses públicos mais específicos também costumam ter taxas de cancelamento mais baixas, pois o público acha mais fácil justificar os gastos com produtos que resolvem problemas específicos e atendem a necessidades específicas.
2 – Posicionamento de produto mais definido. Produtos mais definidos e focados geralmente são muito mais fáceis de comercializar e vender do que aqueles com propostas de valor complicadas, vagas ou amplas. Agora, mais do que nunca, os assinantes procuram um valor claro e tangível para justificar as compras de assinaturas. Produtos firmemente voltados para resolver problemas simples ou atender a necessidades específicas do público geralmente têm um desempenho muito melhor do que aqueles com propostas de valor complicadas ou que exigem que o público considere se a compra de uma assinatura é garantida com base em suas necessidades.
3 – Barreiras mais baixas à entrada e monetização de público mais ampla. Produtos mais granulares geralmente podem ter preços mais atraentes, reduzindo a barreira de entrada para membros do público que podem não ser atraídos por “pacotes” mais amplos.
4 – Vendas de pacotes adicionais. Ter vários produtos de assinatura pode permitir que os editores cobrem um prêmio por “pacotes” que fornecem acesso mais amplo. Produtos individuais podem ser usados como rampas de acesso eficazes a partir das quais relacionamentos mais amplos com os assinantes podem ser construídos ao longo do tempo. Em última análise, os pacotes podem ser mais atraentes do que os produtos individuais a longo prazo, se tiverem preço e posicionamento eficazes.