Há alguns dias, o jornalista Paul Herman, editor-chefe da News 24, a maior editora de notícias digitais da África do Sul, publicou um longo artigo no Reuters Institute abordando o cenário pós-cookie. Um dos capítulos se concentrou em apontar algumas ações simples, mas eficazes, para cadastrar usuários, informa o Laboratorio de Periodismo.

De acordo com Herman, é importante que as redações entendam sua própria marca, público e alcance antes de decidir sobre uma estratégia de registro adequada para elas. “Uma marca com alta visibilidade e credibilidade como o New York Times pode implementar um muro de registro muito rígido, mas uma mídia com menos visibilidade ainda precisa atrair leitores comuns para o modelo de anúncio. Por isso, é importante saber onde você está.”

Esses são alguns dos métodos simples que podem ser usados ​​para cadastrar usuários, segundo Herman:

Pop-ups de registro. Este é um pop-up simples em uma página da web que solicita aos leitores que se inscrevam gratuitamente. Geralmente inclui uma mensagem explicando por que isso será benéfico para eles como leitores. Este pop-up pode ser fechado se o leitor não estiver interessado e puder continuar navegando.

Acesso medido. Esse método mede quantas histórias um leitor clicou em um determinado período. Após um determinado valor, um pop-up aparecerá solicitando que o leitor se registre para continuar lendo, e geralmente também inclui uma mensagem sobre por que isso é importante para ele.

Conteúdo exclusivo. As histórias, lembra Herman, são uma ótima maneira de fazer com que os leitores se inscrevam e, possivelmente, a proposta de maior valor oferecida aos leitores. “Está no centro do que fazemos como editores de notícias. Histórias de alto valor criadas especificamente com um público registrado ou inscrito em mente podem ser colocadas atrás de uma parede de registro e os usuários podem fazer login fornecendo seus dados.”

Ofertas de valor agregado. Boletins informativos, coleções de opinião semanais ou a possibilidade de comentar artigos são exemplos de produtos de valor agregado para um leitor ao visitar o site. Geralmente aqui é uma oferta de valor para o leitor em troca de seus detalhes. O New York Times oferece a maioria de seus boletins gratuitamente em troca de registro.

São quatro ações simples que podem ser implementadas pelos meios de comunicação que ainda não começaram a cadastrar usuários de forma decidida. Isso não implica necessariamente que termine em um mural de pagamento, mas em um mural de registro.

“Ter o maior número possível de usuários registrados em seu site pode abrir oportunidades para os editores e suas diferentes estratégias de crescimento. No Financial Times, que tem mais de um milhão de assinantes pagantes, navegar em qualquer lugar do site requer um login, que foi descrito como ‘as chaves do reino'”.

“Ao fazer com que seus leitores façam login e se associem ao seu conteúdo como usuários registrados, haverá melhor personalização, melhor direcionamento para os anunciantes, melhor rastreamento do que o público está fazendo do lado deles , melhores oportunidades de compartilhamento de dados e possibilitar a reorientação de uma forma mais estruturada com parceiros de confiança”, enfatiza Herman.