Dificilmente se passa uma semana sem que alguma grande editora de notícias anuncie que está lançando um novo boletim informativo de algum tipo, escreve Brian Veseling na introdução do novo relatório intitulado Next-level Newsletters, da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA).
“Embora não sejam uma plataforma nova, cada vez mais editores de notícias estão adotando boletins informativos pelas oportunidades aparentemente infinitas que eles oferecem: alcançar públicos novos e maiores, bem como nichos menores; construir um tipo diferente, ou mesmo tipos, de relacionamento com seus leitores em um nível mais pessoal que coloca um nome e um rosto humanos na entrega de suas notícias”, diz o autor do relatório que está disponível gratuitamente para os membros da WAN-IFRA.
Segundo Veseling, os boletins também ajudam a fornecer métricas em tempo real que fornecem ótimas informações sobre o desempenho do boletim informativo, qual conteúdo específico está prosperando ou mergulhando, quais tópicos são realmente tendências e muito mais.
O autor do relatório destaca alguns pontos de conexão, extraídos das entrevistas e estudos de caso que integram o estudo:
1- Os melhores são criados e produzidos por pessoas reais (não algoritmos), e essas pessoas se preocupam apaixonadamente com eles. Na verdade, a maioria dessas pessoas claramente adoraria ter mais tempo para trabalhar neles, melhorá-los e cultivá-los.
2- Eles levam tempo – tempo para criar, tempo para treinar os envolvidos, tempo para produzir e tempo para crescer. E simplesmente não existem atalhos. Como boas reputações, boa comida ou os melhores vinhos, algumas coisas levam tempo.
3- Requerem cuidados contínuos, atenção e empenho. Seu jornal impresso nunca foi um produto “um e pronto”, e seus boletins também não serão. Pelo contrário, assim como seu produto impresso, você está sempre começando de novo, talvez não inteiramente do zero, afinal, geralmente há um modelo, mas há muitas novas decisões a serem tomadas e espaço a ser preenchido a cada edição.
4- Eles têm muitas partes móveis. Assim como seu produto impresso ou seu site, os boletins informativos têm muitos elementos diferentes e você precisa se preocupar com todos eles: uma linha de assunto convidativa, introduções bem escritas, conteúdo envolvente, oportunidades de feedback e participação do leitor, necessidade de frequência e entrega confiável.
5- Fazem parte do seu registro permanente. Ao contrário do seu site, que pode ser facilmente editado e atualizado, seus boletins informativos, como seu produto impresso, são um instantâneo permanente no tempo. Uma vez publicados, não podem ser alterados. Eles estão lá fora, com erros de digitação e tudo. E talvez esses pequenos erros nem sempre sejam tão ruins. Como John Stupart, do Daily Maverick, nos disse, ter uma correção ocasional lembra aos leitores que existem pessoas por trás do boletim informativo, e cometer erros ocasionais é muito humano.
6- Eles precisam de financiamento. Embora os boletins possam ter custos gerais relativamente baixos, ainda existem alguns: você precisa pagar pelo jornalismo e pelo tempo da pessoa ou pessoas que os produzem de alguma forma, seja anúncios, patrocínios, eventos conectados e assim por diante.