Novo estudo do Pew Research Center dá algumas pistas sobre por que as redes sociais continuam a ter sucesso entre os jovens. Algumas das conclusões apontam para a mídia como um possível campo de prática para se aproximar dos jovens.

Estas são as principais razões apontadas pelos jovens para o uso das redes sociais, segundo o Laboratorio de Periodismo:

Eles se sentem mais conectados com a vida de seus amigos: Oito em cada dez adolescentes dizem que o que veem nas redes sociais os faz sentir mais conectados com o que está acontecendo na vida de seus amigos.

Um espaço onde pode expressar a sua opinião ou mostrar o seu lado criativo: 71% dizem que isso os faz sentir que têm um lugar onde podem mostrar seu lado criativo, com vários posts. Cerca de quatro em cada dez adolescentes (43%) dizem que postam sobre suas realizações nas mídias sociais, 34% dizem que postam sobre sua família e 25% relatam compartilhar coisas relacionadas a suas emoções e sentimentos. Porções menores de adolescentes, cerca de um em cada dez, dizem que já postaram sobre sua vida amorosa, problemas pessoais ou crenças religiosas ou políticas.

Acesso a informação: Para os adolescentes que veem o efeito da mídia social sobre eles como principalmente positivo, muitos descrevem manter amizades, construir conexões ou acessar informações como os principais motivos pelos quais se sentem assim.

Isso os faz sentir emoções: Os adolescentes entrevistados para a pesquisa sustentam que diferentes plataformas servem a diferentes propósitos enquanto navegam pela vida e que o uso dessas plataformas pode gerar uma gama de emoções e experiências.

Um lugar onde você se sinta apoiado e aceito: 67% dizem que essas plataformas os fazem sentir que têm pessoas que podem apoiá-los em tempos difíceis. Uma parte menor, embora ainda a maioria, diz a mesma coisa porque se sente mais aceita. Esses sentimentos positivos são expressos por adolescentes em todos os grupos demográficos.

Eles não veem efeitos negativos: Quando questionados sobre o impacto geral da mídia social sobre eles pessoalmente, os adolescentes dizem que seu efeito foi principalmente positivo (32%) contra 9% que dizem não. A maioria descreve seu impacto em termos neutros: 59% acreditam que a mídia social não teve um efeito positivo nem negativo sobre eles.

Eles não se importam muito com a privacidade de seus dados: Os adolescentes sentem falta de controle sobre seus dados pessoais, mas não estão muito preocupados com o fato de as empresas de mídia social terem essas informações.

O facto de, por exemplo, os jovens valorizarem a possibilidade de serem criativos, publicando conteúdos; que sintam que a sua pertença àquele espaço se traduz também numa forma de estarem mais ligados aos amigos, que sintam emoções (as positivas), que nas redes vivam momentos de positividade (contra a denúncia de que os meios de comunicação estão demasiado focados do que negativo) ou que descobrem informações muito atrativas para eles, se coloca como um campo de experimentação para uma mídia que, sem perder logicamente sua função, que não é a mesma de uma rede social, pode criar produtos que se conectam mais com essas necessidades ou hábitos.

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