As redes sociais funcionam com um algoritmo que favorece a divulgação de alguns conteúdos mais do que outros, dependendo de inúmeras variáveis. Conhecê-lo é importante para que os meios de comunicação obtenham melhores taxas de alcance e interação.
A Hootsuite publicou um guia para aprender como funcionam os algoritmos das principais redes sociais e implementar estratégias adequadas para 2023. Estes são os elementos que o algoritmo de cada uma das principais redes sociais mais valoriza, republicadas pelo Laboratorio de Periodismo:
Relacionamentos importam. É mais provável que você veja o conteúdo das pessoas que segue, envia mensagens ou interage. Para a mídia, isso significa que é fundamental incentivar e responder ao engajamento dos fãs.
Regra dos juros. O conteúdo deve ser principalmente útil.
Relevância é a chave. A relevância é baseada em fatores como tempo e tendências nos tópicos abordados. Se a mídia entrar na onda das tendências, fica mais fácil atingir mais público.
Popularidade. O nível e a velocidade de envolvimento com cada postagem e o nível de envolvimento com uma conta em geral indicam popularidade, o que ajuda muito a colocar o conteúdo na página Explorar.
Vídeo. O Instagram atribui cada vez mais relevância ao vídeo.
Algoritmo TikTok
Interações anteriores. Isso inclui fatores como contas seguidas e ocultas ou conteúdo com o qual o usuário interagiu ou marcou como desinteressante.
Comportamento na guia “Descobrir”. Esse fator analisa recursos de conteúdo, como legendas, sons, efeitos e tópicos importantes, portanto, cuidar desses elementos é crucial.
Localização e idioma. Você pode preferir conteúdo de seu próprio país ou em seu próprio idioma.
Tendências. O uso de sons e efeitos populares pode ajudar a tornar o conteúdo mais detectável.
Funções nativas. O uso de recursos nativos, como efeitos, sons e tratamentos de texto, ajuda a divulgar sua publicação.
O número de seguidores não importa. Uma grande diferença do TikTok em relação às outras redes é que o número de seguidores não é um sinal de classificação.
Algoritmo do Facebook
Conexões do Facebook. O Feed será preenchido principalmente com conteúdo de pessoas e Páginas que cada usuário segue e interage. Por isso, fazer com que eles sigam a conta e dêem motivos para interagir é fundamental.
Tipo de conteúdo. Os usuários que assistem a vídeos obtêm mais vídeos. Os usuários que interagem com as fotos obtêm mais fotos e assim por diante. Portanto, é relevante diversificar se você deseja atingir públicos amplos.
Nível de comprometimento. Postagens populares, com muito engajamento, são mais propensas a serem impulsionadas pelo algoritmo, principalmente se esse engajamento for de pessoas com quem você já interage.
Qualidade do conteúdo. O Facebook descreve essa categoria geral de sinais de classificação com termos como “significativo”, “informativo”, “preciso” e “autêntico”.
Algoritmo do YouTube
Vídeos bem colocados. Vídeos populares são melhor tratados por algoritmos. Isso é medido por meio de métricas como duração da visualização, gostos e desgostos e taxa de cliques.
Histórias relacionadas. O YouTube recomenda conteúdo semelhante ao que os espectadores já viram. Criar canais por nicho pode ser interessante.
Contexto. Vídeos relacionados ao tópico ou vídeos que são frequentemente assistidos juntos provavelmente aparecerão em “vídeos sugeridos”.
Assim como o TikTok, o YouTube dá menos importância a quem é seguido e o peso está mais no que o algoritmo oferece para ver. Desde 2018, 70% do tempo de exibição do YouTube é baseado em recomendações de algoritmos e, desde 2022, a página inicial e os vídeos sugeridos são as principais fontes de tráfego para a maioria dos canais.
Algoritmo do LinkedIn
Qualidade. O algoritmo do LinkedIn realiza uma classificação inicial para marcar o conteúdo como spam, de baixa qualidade ou de alta qualidade. Logicamente, se você quer marcar presença no Linkedin, tem que apostar na qualidade do conteúdo.
Compromisso antecipado. O algoritmo do LinkedIn usa o engajamento precoce como um teste de qualidade secundário antes de levar o conteúdo adiante. Ou seja: é muito importante que muitas interações sejam alcançadas nos primeiros segundos e minutos de uma publicação. Esta é uma das chaves.
Conexões do LinkedIn. Conexões mais próximas veem mais conteúdo, enquanto as Páginas, Grupos e hashtags que as pessoas seguem são usadas para determinar seu provável interesse em um tópico.
Algoritmo do Twitter
Interações do usuário. Conforme definido pelo Twitter, essas são “contas com as quais você interage com frequência, tweets com os quais você se envolve e muito mais”. Obter retuítes e comentários em cada postagem é uma das principais chaves para o sucesso no Twitter.
Frescor. Como em outras redes, se o conteúdo se encaixa em uma das tendências atuais do Twitter, o algoritmo empurra a postagem. É fácil descobrir na própria página, na seção O que está acontecendo
Localização. Isso também afetará o que você vê no Trends.
Popularidade atual. Ou seja, quanto engajamento e atividade existe em relação a este Tópico/Tendência/Tweet agora, especialmente de pessoas na mesma rede.
Algoritmo do Pinterest
Qualidade e propriedade do site. O Pinterest julga a qualidade de um site com base na popularidade dos pinos vinculados a ele e prioriza o conteúdo do proprietário do site.
Níveis de comprometimento. Avaliado para Pins individuais e para a conta do Pinador.
Imagem: Freepik