A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, em inglês) uniu forças com parceiros de toda a Europa para criar um jogo sério destinado a despertar o interesse dos jovens pelas notícias profissionais e pela mídia tradicional. O projeto NewsArcade-Seriously Play the News é cofinanciado pela European Education and Culture Executive Agency como parte da Creative Europe- Media e envolve oito parceiros de cinco países europeus.
O objetivo geral do projeto é enfrentar o desafio da legitimidade da mídia tradicional entre os jovens e melhorar a alfabetização das notícias, aproximando o jornalismo e o consumo de notícias por meio da gamificação. A ideia é estreitar o vínculo com o público e criar novas conexões com potenciais públicos distantes, levando ativamente o leitor em consideração, explicando por que e como os meios de comunicação produzem notícias e aproximando jornalismo e consumo de notícias. O jogo colocará os leitores na perspectiva de um jornalista e dará aos editores de notícias um meio de distribuir o conteúdo existente de novas maneiras, para buscar um novo público. Ele será incorporado em sites de mídia de notícias e constituirá o único jogo no mercado baseado em notícias reais e em evolução.
Com base em fontes reais de notícias reais, o usuário inicia o jogo com o editor, que no “briefing matinal” apresenta o assunto a ser abordado, um público-alvo e uma escolha de objetivos e ângulos. O jogador é então apresentado a um material de reportagem real e precisa escolher quais bits usar. O usuário aprenderá que, ao eleger progressivamente citações e imagens específicas para seu artigo, ele efetivamente direcionará sua história – às vezes beirando a propaganda ou notícias falsas. Ao final da seleção das fontes, o jogador é apresentado à história resultante de suas escolhas, e o editor fará um balanço do esforço, explicando a quais agendas a peça final serve, quais podem ser as consequências a longo prazo e quão diferentes são as mesmas fontes. história poderia ter sido contada.
O projeto teve início em outubro de 2022 e terá duração de dois anos. Os parceiros têm trabalhado na definição dos requisitos da ferramenta de autoria, coletando dados por meio de pesquisa documental e de campo. Em particular, a pesquisa documental incluiu uma revisão da literatura dos estudos existentes sobre as tendências e atitudes dos jovens em relação ao consumo de notícias e mídia tradicional, e a pesquisa de campo incluiu pesquisas e entrevistas. As pesquisas abordaram jornalistas para coletar suas experiências, necessidades e expectativas em relação a uma ferramenta de notícias gamificada, e as entrevistas foram realizadas com partes interessadas dos meios de comunicação (como editores, editores, tomadores de decisão etc.) jogo no fluxo de trabalho das publicações. Os resultados foram analisados no relatório de requisitos do usuário do projeto.