A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, em inglês) uniu forças com parceiros de toda a Europa para criar um jogo sério destinado a despertar o interesse dos jovens pelas notícias profissionais e pela mídia tradicional. O projeto NewsArcade-Seriously Play the News é cofinanciado pela European Education and Culture Executive Agency como parte da Creative Europe- Media e envolve oito parceiros de cinco países europeus.

O objetivo geral do projeto é enfrentar o desafio da legitimidade da mídia tradicional entre os jovens e melhorar a alfabetização das notícias, aproximando o jornalismo e o consumo de notícias por meio da gamificação. A ideia é estreitar o vínculo com o público e criar novas conexões com potenciais públicos distantes, levando ativamente o leitor em consideração, explicando por que e como os meios de comunicação produzem notícias e aproximando jornalismo e consumo de notícias. O jogo colocará os leitores na perspectiva de um jornalista e dará aos editores de notícias um meio de distribuir o conteúdo existente de novas maneiras, para buscar um novo público. Ele será incorporado em sites de mídia de notícias e constituirá o único jogo no mercado baseado em notícias reais e em evolução.

Com base em fontes reais de notícias reais, o usuário inicia o jogo com o editor, que no “briefing matinal” apresenta o assunto a ser abordado, um público-alvo e uma escolha de objetivos e ângulos. O jogador é então apresentado a um material de reportagem real e precisa escolher quais bits usar. O usuário aprenderá que, ao eleger progressivamente citações e imagens específicas para seu artigo, ele efetivamente direcionará sua história – às vezes beirando a propaganda ou notícias falsas. Ao final da seleção das fontes, o jogador é apresentado à história resultante de suas escolhas, e o editor fará um balanço do esforço, explicando a quais agendas a peça final serve, quais podem ser as consequências a longo prazo e quão diferentes são as mesmas fontes. história poderia ter sido contada.

O projeto teve início em outubro de 2022 e terá duração de dois anos. Os parceiros têm trabalhado na definição dos requisitos da ferramenta de autoria, coletando dados por meio de pesquisa documental e de campo. Em particular, a pesquisa documental incluiu uma revisão da literatura dos estudos existentes sobre as tendências e atitudes dos jovens em relação ao consumo de notícias e mídia tradicional, e a pesquisa de campo incluiu pesquisas e entrevistas. As pesquisas abordaram jornalistas para coletar suas experiências, necessidades e expectativas em relação a uma ferramenta de notícias gamificada, e as entrevistas foram realizadas com partes interessadas dos meios de comunicação (como editores, editores, tomadores de decisão etc.) jogo no fluxo de trabalho das publicações. Os resultados foram analisados ​​no relatório de requisitos do usuário do projeto.