Pesquisa do Gallup centrada no mercado norte-americano sinaliza que a confiança no jornalismo atingiu o mínimo histórico, desde que há dados disponíveis, em 1973, informa o Laboratorio de Periodismo.

De acordo com a pesquisa Gallup, em 2022, apenas 16% dizem confiar “muito” ou “bastante” em jornais, quando os picos históricos chegaram a ficar acima de 50%. Em 2021, a soma de “muito” e “suficiente” chegou a 21%.

Também caíram os índices daqueles que afirmam que têm “alguma” confiança nos jornais, e logicamente aumenta a cada dia o número dos que confiam menos na mídia.

Esta é a primeira vez que a porcentagem de norte-americanos que não confiam em jornais é maior do que a porcentagem combinada de “muita” ou “razoável” confiança.

A confiança dos americanos na mídia continua fortemente polarizada pela afiliação partidária, com 70% dos democratas, 14% dos republicanos e 27% dos independentes dizendo que estão muito ou razoavelmente confiantes, respectivamente.

Há uma diferença consistente de dois números na confiança entre democratas e republicanos desde 2001, e essa diferença tem oscilado entre 54 e 63 pontos percentuais desde 2017.

Leia aqui o texto na íntegra