Quase 200 profissionais de jornais brasileiros e das agências de publicidade legal participaram nesta segunda-feira (30) de webinário promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) para esclarecer dúvidas e detalhar a cartilha (AQUI) da entidade com recomendações de boas práticas para a publicidade legal nos meios impresso e digital.

Daniel Villaça, diretor-executivo da Gazeta de S.Paulo e coordenador do Grupo de Publicidade Legal do Comitê de Mercado Anunciante da ANJ; José Pereira Guabiraba, diretor de Publicidade de O Estado de S.Paulo e coordenador do Comitê de Mercado Anunciante da ANJ; Wlamir Freitas, presidente da Associação Brasileira de Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (Abralegal); e Bruno Camargo, advogado da Abralegal, abordaram o tema por quase duas horas de sessão online. O debate foi mediado pelo presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech.

A cartilha, lançada no fim de 2021, foi atualizada pelo Comitê de Mercado Anunciante da ANJ, com apoio do Comitê Jurídico da entidade e da Abralegal, está em acordo com as novas normas para a publicidade legal e pode ser usada pelos jornais, bem como pelas agências de publicidade legal.

“A publicidade legal é peça fundamental de transparência e acesso à informação”, Marcelo Rech. “É por meio dela, por força de lei, que o cidadão tem acesso às informações pelos veículos ou meios de comunicação, conseguindo assim fiscalizar recursos, decisões de seus governantes, empresas e mercado de capitais”, completa.