O jornal norte-americano The Washington Post criou recentemente a The Next Generation, uma força-tarefa dedicada a acelerar a aquisição de públicos mais jovens e diversificados por meio de novos produtos, novas práticas e parcerias com outros parceiros. Phoebe Connelly, diretora da área recém-criada, compartilhou no site corporativo ArcXP algumas ideias que as redações podem implementar para capturar a atenção do público jovem, independentemente do orçamento e da tecnologia disponível.
A forma como as pessoas consomem notícias evoluiu ao longo do tempo. Em vez de visitar diretamente os sites de mídia, a maioria do público jovem encontra as notícias indiretamente, ou seja, colidem com elas, principalmente por meio das mídias sociais. Portanto, segundo Connelly, as redações devem repensar como estão se adaptando a essa nova forma de consumo e como podem melhorar a experiência do usuário ao oferecer informação.
Um aspecto a ter em conta é o percurso do utilizador ao aceder à notícia e como estes pontos de exposição à informação fazem parte da sua experiência. As redações devem se concentrar em entender as necessidades e desejos de seu público e como eles abordam as notícias com base em seus interesses e circunstâncias.
Eis algumas perguntas úteis que as redações devem se fazer para orientar o design de produtos de informação:
Como facilitar o acesso do público a informações verificadas e contextualizadas assim que acessarem seu site ou aplicativo?
Quais recursos dos produtos de informação são familiares e consistentes com a experiência que o público tem nas mídias sociais?
Como garantir que o público possa acessar rapidamente as informações usando linguagem clara e um tom de conversa?
Rever a forma de contar histórias
O jornalismo visa conectar o público com informações relevantes e úteis. Para fazer isso, as redações precisam garantir que o conteúdo esteja disponível nos canais onde o público jovem passa o tempo, recomenda Connelly.
É essencial que a equipe de audiência esteja envolvida desde os estágios iniciais do desenvolvimento de uma história. Isso permite que você aproveite seu conhecimento para identificar como atrair a atenção do público e conectá-lo rapidamente com a informação. Connelly sugere envolver alguém da equipe de público nas reuniões de planejamento da história e dar a eles a chance de contribuir com ideias e estratégias.
Além disso, as redes sociais tornaram-se um ponto de entrada fundamental para o consumo de notícias, especialmente para o público mais jovem. Portanto, é recomendável que os jornalistas primeiro compartilhem suas histórias em plataformas como Instagram, TikTok e Twitter, antes de publicá-las em formatos mais tradicionais.
Esteja presente nos canais utilizados pelos Millennials e Geração Z
Pesquisas mostram que 91% dos Millennials e da Geração Z usam as mídias sociais para consumir notícias pelo menos uma vez por semana. É, por isso, fundamental que as redações e os jornalistas estejam presentes nas plataformas onde esses públicos atuam.
Os jornalistas precisam de se familiarizar com as várias plataformas e aprender a adequar o seu conteúdo e abordagem às características e expectativas específicas de cada uma. Além disso, é importante lembrar que o público jovem geralmente encontra inspiração em contas pessoais ou de marcas, e não na mídia, especialmente em plataformas emergentes. As redações precisam prestar atenção em como os criadores de conteúdo nessas plataformas envolvem o público e aprendem com eles.
No entanto, isso não significa que a mídia, como aponta Conelly, deva mergulhar de cabeça em todas as mídias sociais sem pensar. É fundamental refletir sobre como conseguir uma participação autêntica e condizente com o posicionamento e os valores da marca.
Algumas coisas a considerar ao se adaptar a diferentes plataformas incluem:
Considere como combinar o valor que a organização de notícias oferece com o estilo, linguagem e extensão do conteúdo que é apreciado em cada plataforma.
Não assuma que o público jovem conhece a organização de notícias. Use esses canais como oportunidades para se apresentar como fonte de informação e explicar o processo de produção de notícias, a importância do jornalismo e como determinados tópicos e regiões são abordados.
Permita que o público conheça o funcionamento interno da organização. Mostrar transparência e autenticidade pode ajudar a criar confiança com o público jovem.