A Associação Nacional de Jornais (ANJ) passou a fazer parte do quadro de membros da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, em espanhol) ao lado de 22 outros integrantes, incluindo 12 organizações de mídia da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Honduras, México, Peru e República Dominicana, representando mais de 3 mil pontos de venda no Hemisfério Ocidental. A SIP também admitiu sete meios digitais nativos, dois jornais, uma rádio e um jornalista independente.

Segundo comunicado da SIP, a entidade abriu suas portas às associações de imprensa nacionais para enfrentar de forma mais eficiente os ataques à liberdade de imprensa verificados em vários países, além de ajudar as organizações de notícias a superar os desafios de sustentabilidade impostos à indústria jornalística.

“Estamos orgulhosos e honrados por essas importantes associações concordarem que juntos e unidos podemos encontrar soluções para os problemas de sustentabilidade e liberdade de expressão que afligem cada uma das comunidades que servimos”, disse o presidente da SIP, Michael Greenspon, diretor global de licenciamento e inovação de impressão do The New York Times. “Trabalhamos com essas organizações há décadas, mas agora podemos fazer isso de forma mais estratégica e orgânica”, completou.

Além da ANJ, as associações nacionais que aderiram à SIP são: Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (ADEPA), da Argentina; Associação Nacional de Imprensa (ANP), da Bolívia; News Media Canada (NMC), do Canadá; Associação Colombiana de Meios de Informação (AMI), da Colômbia; Associação Nacional de Imprensa (ANP), do Chile; News Media Alliance (NMA), dos Estados Unidos; Associação de Meios de Comunicação (AMC), de Honduras; Alianza de Medios MX (AMX), do México; Associação Mexicana de Editores (AME), do México; Peruvian Press Council (CPP), do Peru e Dominican Newspaper Society (SDD), da República Dominicana.

 

Saiba mais