A segunda sessão da primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais, em 21 de março, contou com uma palestra do jornalista britânico Jon Laurence, supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera.

No painel, ele abordou os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência, a partir de estratégias específicas para diferentes redes sociais. Ele afirmou que, de forma muito acelerada, o mercado de comunicação se transformou nos últimos dez anos, com forte participação das redes sociais e de novos usos para vídeo e áudio, e os publishers têm de estar aptos a produzir conteúdo inseridos nesse ambiente.

Segundo ele, os editores precisam compreender o funcionamento e as peculiaridades de cada plataforma. “A forma de contar uma história depende da plataforma e é diferente porque o comportamento do usuário é diferente”, disse. Laurence ainda deu dicas de como produzir um vídeo atraente, levando em consideração o assunto, a produção, a edição e a publicação em acordo com as características de cada plataforma.

O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações. Na primeira fase do programa foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.

Leia mais na IJNET