A terceira sessão da primeira etapa da nova edição do “Acelerando”, em 28 de março, foi conduzida por Jennifer Brandel, cofundadora, vice-presidente sênior e presidente do conselho da Hearken, companhia que fornece nova metodologia para produtores de mídia.

O verdadeiro engajamento é quando a audiência participa, de fato, no processo de produção de conteúdo jornalístico. E não basta somente ouvir as pessoas, é preciso garantir interação de forma a garantir relevância a elas. Dessa forma, quanto mais incluída e ouvida mais provável que a audiência se engaje, compartilhe e financie o jornalismo. Essas são algumas das lições dadas pela jornalista.

“Perguntas que ignoram as respostas criam um buraco vazio”, disse. “Isso não é engajamento, mas apenas consumo. Não fecha o ciclo”, completou. Na prática, a base desse trabalho é o jornalismo de solução, disse Brandel. Ou seja, informar ao público soluções aos problemas apresentados na reportagem e não somente os problemas e conflitos. “As notícias sobre soluções são mais prováveis de serem consumidas, porque trazem um sentido de esperança”, afirmou

Brandel disse que, antes da disrupção no setor de mídia, fazia sentido criar conteúdo com a preocupação de ser o primeiro a dar a notícia. “Hoje, na era da informação, com a multiplicidade de plataformas, ninguém diz que não tem informação suficiente ou que precisa de mais informação. As pessoas precisam de informação relevante”, afirmou. “Existe uma mudança de paradigma das salas de redação que se entendem como os peritos e decidem qual informação é importante, para outro modelo que assume não saber de tudo e quer saber do público quais temas cobrir”.

Ela sugere alguns caminhos para contar uma história participativa: assuntos que mereçam uma cobertura e que possam contar com a colaboração das pessoas; perguntas do público sobre as dúvidas relacionadas ao tema definido; votação da pergunta mais interessante; crédito e voz para a pessoa que trouxe a pergunta; depois da história publicada, peça um feedback, renovando ciclo de produção de conteúdo.

A jornalista deu dicas de como começar a ouvir a audiência: incluir profissionais interessados neste tipo de jornalismo; começar pequeno e concentrado em certos temas; estabelecer os formatos de contato com o público; mantenha contato com a sua audiência enquanto apura a história para gerar mais perguntas e engajamento.

O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações. Na primeira fase do programa foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.

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