A retenção de público no ambiente digital, um dos principais desafios dos publishers na atualidade, foi, na terça-feira (11/04), o tema da quinta sessão do programa Acelerando Negócios Digitais, na sua primeira fase. Especialista em transição de marcas para o ambiente digital, Guilherme Ravache detalhou estratégias que as organizações de notícias podem colocar em prática garantir não apenas uma boa audiência, mas também um público fiel no ambiente digital.
“Cada vez mais será uma batalha de eficiência e excelência na execução das estratégias”, afirmou o especialista ao destacar que os editores precisam se equipar e se capacitar na tarefa de produzir e distribuir conteúdo qualificado e exclusivo. Segundo ele, os publishers também devem fazer o uso de marketing direcionado e testes gratuitos, além de fazer uso das redes sociais, informou o site da Abert. “São ferramentas poderosas, com uma infinidade de opções, que podem ajudar na aceleração digital das empresas”.
Ravache disse também que as organizações de notícias devem estudar e colocar em prática iniciativas de economia comportamental para melhorar a taxa de conversão para assinaturas e impulsionar o crescimento da receita, com a construção de hábitos e conteúdos atraentes.
“A influência e a credibilidade da mídia permitem monetizar a venda de produtos. Os editores têm no crescente mercado digital uma oportunidade significativa, como, por exemplo, no licenciamento de filmes, séries, podcasts, comércio eletrônico, etc.”, disse, ainda segundo o site da Abert.
O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações. Na primeira fase do programa foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.