No oitavo encontro, em 2 de maio, da primeira etapa do Acelerando Negócios Digitais, a premiada jornalista Jan Schaffer detalhou o desenvolvimento de modelos de receita inovadores. Ao citar programas de membros, eventos, newsletters e também podcasts, ela ressaltou que é importante fazer um levantamento na comunidade e entre os consumidores para entender e mapear possiblidades. Para Schaffer, além disso, é preciso fazer uso de muita criatividade, dentro de uma lógica de múltiplas fontes de renda.
Como exemplo, a jornalista citou a experiência da WXXI, uma pequena rádio de Nova York. “Eles compraram dois ativos locais para monetizar; um teatro que ia fechar e um jornal semanal alternativo que cobre cultura”. A iniciativa resultou em mais anunciantes e assinaturas, enquanto o teatro passou a receber eventos jornalísticos, filantrópicos e para a comunidade.
O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações. Na primeira fase do programa foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.
O Acelerando Negócios Digitais é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações. Na primeira fase do programa foram, ao todo, dez sessões voltadas para especialistas, das quais participaram centenas de profissionais.